Lagos: Crianças até aos 12 anos vão passar a ter transporte gratuito

ouvir notícia

As crianças que tenham até 12 anos de idade, residentes no concelho de Lagos, passam a estar isentas na utilização d’ A ONDA, anunciou o município. A medida vai entrar em vigor a 1 de março próximo.

Esta decisão, tomada na última reunião da Câmara Municipal – entidade gestora da rede de transportes urbanos de Lagos -, visa estimular o uso do transporte coletivo e incentivar a mudança de hábitos dos cidadãos, com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 e promover modos de vida mais saudáveis.

Nos últimos quatro anos, A ONDA transportou uma média anual de 62 125 passageiros. O aumento do número de carreiras urbanas, a maior capacidade e conforto dos autocarros que nelas circulam e a recente redução de 20% no preço dos passes, aplicada no âmbito do Programa de Apoio à Redução Tarifária nos Transportes Públicos (PART), foram algumas das medidas adotadas para estimular ainda mais a procura e utilização do transporte coletivo em Lagos, disse a autarquia.

- Publicidade -

A essas soma-se agora a isenção para todas as crianças até aos 12 anos, passando a beneficiar também aquelas que não se encontram abrangidas pela modalidade do transporte escolar (o qual garante a gratuitidade do transporte aos alunos residentes a mais de 3 km do estabelecimento de ensino e apenas durante o ano letivo).

Com esta decisão, na prática, todas os menores até 12 anos passam a poder utilizar gratuitamente A ONDA, residam ou não longe da escola, e podendo fazê-lo ao longo de todo o ano, inclusivamente em período de férias escolares. Para tal terão apenas que adquirir um cartão magnético (“A ONDA Jovem”), que tem um custo de 5€ e ficará ativo até ao dia em que completem os 13 anos, sendo renovado a cada cinco anos. As crianças até aos 3 anos de idade poderão viajar gratuitamente sem necessidade de cartão, embora sempre acompanhadas por um adulto.

Atendendo às necessárias adaptações do sistema de faturação e demais procedimentos de implementação da medida, a mesma entrará em vigor no próximo dia 1 de março, data a partir da qual os interessados poderão requerer o cartão “A ONDA Jovem” no Terminal Rodoviário de Lagos.

Segundo as contas dos serviços da autarquia, estima-se que esta medida venha a abranger cerca de 700 crianças, que, passando a utilizar o transporte coletivo poderão fazer duplicar o número de crianças que já recorriam à ONDA para efetuar as suas deslocações diárias no âmbito do transporte escolar.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.