Lagos: crianças programam robots e “falam” com computadores

ouvir notícia

.

O Centro Ciência Viva de Lagos associa-se ao “Movimento Código Portugal” e à “Hora do Código”, realizando atividades de introdução à programação e computação durante esta semana (até 11 de dezembro – domingo).

Este movimento foi criado nos Estados Unidos e tenta ensinar, de forma fácil, pessoas comuns a programar de forma lúdica. E as crianças a partir dos cinco anos estão entre os principais alvos da ação.

A ideia de ensinar crianças a digitar códigos talvez soe estranho para a maioria dos algarvios, mas no Reino Unido a programação já faz parte do currículo escolar. Lá, crianças de cinco a 14 anos passam por três estágios em programação na escola. E este é o mote do movimento global “Hora do Código”, desafio para estimular o ensino de programação entre mais pequenos.

- Publicidade -

Em Lagos, as atividades têm como tema “Vem Programar com e sem Robots” e são realizadas para 16 turmas de sete escolas do 1º ciclo, envolvendo cerca de 200 alunos do concelho.

“Da utilização e programação de robots à compreensão de como se pode ‘falar’ com um computador, são várias as atividades a realizar pelo Centro Ciência Viva de Lagos nas escolas nesta semana”, revelam os promotores da iniciativa.

Ainda de acordo com o Centro Ciência Viva de Lagos, “as atividades de programação utilizam robots programáveis através de um código de cor ou através de um código de barras e de estímulos externos – som, luz, entre outros”.

“As nossas atividades vão ao encontro da necessidade de uma cada vez maior literacia digital e computacional de toda a sociedade, e em particular dos seus elementos mais jovens”, concluem os promotores.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.