Lagos: D. Sebastião volta a “casa” 446 anos depois

ouvir notícia

A autarquia de Lagos vai assinalar o aniversário de elevação a cidade, nos próximos dias 26 e 27 de janeiro, com um programa diversificado. As iniciativas vão decorrer em torno da figura de D. Sebastião e integram uma conferência, a inauguração de uma exposição e uma visita comentada.

A elevação de Lagos a cidade, que se assinala a 27 de janeiro, representa um dos momentos mais significativos da história local, constituindo o reconhecimento da importância e do trajeto percorrido desde a atribuição do foral, por D. Manuel I, em 1504, até à sua elevação em 1573, por D. Sebastião. Este facto levou à instalação na cidade dos governadores do Reino do Algarve, tornando-a numa das mais importantes localidades que se destacaram na história de Portugal.

Para assinalar esta efeméride, a autarquia organizou algumas iniciativas, logo a começar, no dia 26, a partir das 15h00, pela conferência “Dom Sebastião, o rei que elevou Lagoa a cidade em 27 de janeiro de 1573”, com a professora Maria Augusta Lima Cruz. Esta iniciativa terá lugar no auditório dos paços do concelho.

- Publicidade -

Ainda no mesmo dia, às 17h00, inaugura no Centro Cultural de Lagos a exposição de pintura “Sebastionismo Revisitado”, porSam Abercromby. Esta mostra estará patente até 6 de abril. Sam Abercrombytem 71 anos e é australiano. Veio para Portugal em 1986 e há 22 anos que mora em Vila do Paço, onde tem o seu atelier. Nesta exposição sobre D. Sebastião, o artista renegoceia o mito e a vida do rei-mito, dando-lhes interpretações criativas, subjetivas, líricas e heroicas.

A morte de um rei e o nascimento de um mito

Já para o dia 27 de janeiro, está programada uma visita comentada – “A visita de D. Sebastião a Lagos e a elevação a cidade” –, a partir das 15h00, com ponto de encontro junto à estátua de D. Sebastião, na Praça Gil Eanes.

“D. Sebastião, numa das várias visitas reais efetuadas ao Algarve, esteve sediado em Lagos, onde festejou os seus 20 anos de idade. Pela receção que teve e tendo visto o engrandecimento da então vila (tanto em população como pelo seu desenvolvimento socioeconómico), decidiu elevá-la a cidade no dia 27 de janeiro de 1573”, realça a organização, frisando que, “ao longo desta visita comentada, os participantes terão oportunidade de conhecer o itinerário do rei, ao então Reino do Algarve, e particularmente as observações do seu cronista, João Cascão, quando D. Sebastião chegou a Lagos”.

D. Sebastião (1554-1578) foi coroado rei com apenas três anos de idade, mas só assumiu o trono com 14 anos, em 1568. O monarca transformou-se num mito após o seu desaparecimento na batalha de Alcácer Quibir, no norte de África. A sua morte abriu as portas à crise dinástica que vai colocar os reis de Espanha no trono português.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.