Lagos e Alcácer Quibir: “Uma memória sombria transformada em relação de amizade”

ouvir notícia

A presidente Maria Joaquina Matos reiterou a vontade de Lagos transformar o passado com Alcácer Quibir numa “relação de amizade, esperança e futuro”, durante a receção da comitiva marroquina

A célebre batalha de Alcácer Quibir ocorreu no verão de 1578, entre os portugueses liderados por D. Sebastião e os mouros de Marrocos. Dela resultou a derrota dos portugueses e o desaparecimento da nata da nobreza portuguesa e do próprio rei D. Sebastião, precipitando a crise dinástica de 1580 e o nascimento do mito do “sebastianismo”.

Agora, 440 anos depois desta batalha histórica, e cerca de meio ano após a visita da comitiva oficial do município de Lagos a Alcácer Quibir, para a assinatura do acordo de geminação entre as duas municipalidades, foi a vez de Lagos receber a visita da comitiva marroquina. Em sessão realizada recentemente, no âmbito das comemorações do Dia do Município, os representantes marroquinos e algarvios assinaram, uma vez mais, de forma simbólica, o acordo que pretende “transformar uma memória sombria num relacionamento de amizade, cooperação e solidariedade”.

Na sua intervenção, Maria Joaquina Matos recordou os factos históricos comuns às duas comunidades, destacando a figura do rei Dom Sebastião, a partida de Lagos para a fatídica batalha de Alcácer Quibir, que marcou de forma tão trágica a história de Portugal pelas consequências que teve para o país, e o mito do “sebastianismo”, reiterando a vontade de o município de Lagos de – sem negar ou esquecer o passado – transformar esse passado numa relação de amizade, esperança e futuro.

- Publicidade -

A presidente da Câmara Municipal de Lagos mostrou-se confiante de que o protocolo de geminação celebrado seja “um instrumento que permitirá a realização de iniciativas comuns visando o enriquecimento das duas comunidades”, tendo partilhado a informação de estar a ser preparado um programa de ação a curto e médio prazo que vai dar concretização a tal aspiração…

(NOTÍCIA COMPLETA NA ÚLTIMA EDIÇÃO DO JORNAL DO ALGARVE – NAS BANCAS A PARTIR DE 8 DE NOVEMBRO)

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.