Lagos e Loulé lançam prémio literário “Sophia de Mello Breyner Andresen”

ouvir notícia

.

O concurso literário “Sophia de Mello Breyner Andresen” é uma iniciativa anual das Câmaras de Lagos e Loulé, e tem como objetivo incentivar a leitura das obras desta conhecida poetisa. A entrega de trabalhos decorre até ao próximo dia 9 de maio.

Esta oitava edição do concurso, que resulta uma vez mais da parceria estabelecida entre as bibliotecas municipais Dr. Júlio Dantas de Lagos e Sophia de Mello Breyner Andresen de Loulé, tem como objetivo principal sensibilizar os alunos do 3º ciclo e do ensino secundário das escolas algarvias para a leitura das obras de uma das mais importantes poetisas e escritoras do séc. XX, que escolheu o Algarve e Lagos para viver.

Refira-se que a escolha para o nome deste concurso literário e o facto de serem estas duas bibliotecas a promovê-lo teve igualmente em conta alguns factos: Lagos foi uma das cidades que serviu de inspiração a diversos textos, cidade onde Sophia viveu e passou algumas das suas férias de verão, e que lhe prestou homenagem, imortalizando parte de um dos seus poemas no Mercado Municipal da Avenida; Loulé, por outro lado, homenageou a poetisa através da atribuição do seu nome à sua biblioteca municipal. O elevado interesse pedagógico da obra, e o facto desta fazer parte integrante dos currículos escolares, nas disciplinas de Português, também não foi esquecido.

- Publicidade -

No que diz respeito concretamente ao concurso, são admitidos trabalhos de poesia, prosa ou ensaio, em língua portuguesa, e ilustrações que incidam sobre a obra literária de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os trabalhos a concurso devem ser entregues até ao dia 9 de maio nas bibliotecas acima citadas. Podem apresentar trabalhos todos os estudantes que frequentem escolas do 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (ou equiparado) da região do Algarve.

Os prémios estão divididos por categorias e atingem os 300 euros para os primeiros classificados.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.