Lagos e Ribeira Grande dos Açores reforçam laços de amizade

ouvir notícia

A sessão solene do Dia do Município, assinalado a 27 de outubro, foi aproveitado pela autarquia lacobrigense para assinar um acordo de geminação com o município da Ribeira Grande (Açores), iniciativa que veio reforçar os laços de amizade e cooperação já existentes entre as duas municipalidades.

O objetivo do acordo de geminação é “reforçar o desenvolvimento de vínculos permanentes entre ambos os municípios, conducentes ao aprofundamento do conhecimento das identidades culturais locais, em termos de tradições, costumes, memória histórica e património; ao intercâmbio de atividades e/ou eventos culturais, patrimoniais e artísticos; e à participação conjunta em projetos de interesse comum”, adiantou a autarquia algarvia.

Recorde-se que este mesmo documento já havia sido assinado nos Açores, em setembro do ano passado. De acordo com o documento, os dois municípios comprometem-se a “promover o intercâmbio de informações em matérias de interesse comum, privilegiando quer o desenvolvimento de canais de comunicação eletrónicos, quer a troca de publicações”, “fomentar a mútua divulgação turística, nomeadamente no âmbito cultural e patrimonial, com especial incidência na memória histórica relacionada com os Descobrimentos Portugueses”, “incentivar a troca de experiências em termos de promoção e organização de eventos culturais, patrimoniais e artísticos, com particular destaque para a realização de feiras e/ou festivais de reconstituição histórica” e “dinamizar a cooperação e o intercâmbio entre associações e entidades vocacionadas para promoção de atividades culturais e turísticas potenciadoras de um desenvolvimento integrado e sustentável”.

- Publicidade -

Depois do momento da assinatura, o presidente da câmara de Ribeira Grande foi convidado a usar da palavra. Para Ricardo Silva, “tanto a Ribeira Grande como a sua cidade irmã de Lagos, defendem e sabem que a história, a cultura e o turismo são fatores importantes de competitividade e de diferenciação”, lembrando o desejo de ambos os municípios “darem notoriedade aos respetivos territórios através da promoção de experiências que construam para o bem-estar e a qualidade de vida das suas populações. É neste sentido que este acordo de geminação faz todo o sentido”, referiu o edil. A terminar, aproveitou ainda para agradecer o facto de o município de Lagos passar a ter uma placa toponímica alusiva a esta geminação.

Por seu turno, o presidente da câmara de Lagos, Júlio Barroso, reforçou a importância desta geminação, e tendo em conta a ligação que ambos os municípios têm mantido com o mar e com as atividades marítimas ao longo da história e o interesse de ambos em aprofundarem laços de amizade, de cooperação e de solidariedade, Júlio Barroso reforçou que “este é apenas o reafirmar daquilo que já temos vindo a fazer há mais de um ano, altura em que assinámos esta geminação nos Açores”.

O autarca aproveitou ainda a ocasião para relembrar as geminações já firmadas com o município de Lagos, nomeadamente com Palos de La Frontera (Província de Huelva – Espanha), a Comunidade de Andaluzia (Espanha), Torres Vedras (Portugal) e Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde).

No final da sessão solene comemorativa do Dia do Município, todas as entidades presentes foram convidadas a assistir ao descerramento da placa toponímica “Rua Cidade da Ribeira Grande (Açores)”, que decorreu num local muito perto do edifício.

As atividades protocolares terminaram com a cerimónia de lançamento da primeira pedra do Lar Residencial da NECI, que decorreu nos Montinhos da Luz.

JA
- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.