Lagos ganha um novo presépio animado com centenas de peças

ouvir notícia

A contabilização das peças fala por si: 275 figuras de personagens variadas, 368 figuras de animais, 38 casinhas, a que se somam moinhos, uma igreja, uma escola, um coreto, uma nora com o burro, carroças puxadas por bois, a apanha da azeitona, o lavrar da terra, as lavadeiras, os serradores, carpinteiros, o barbeiro, o amola-tesouras, o ferreiro, o lenhador, entre outras atividades, algumas das quais já desaparecidas. Tudo isto complementado com engenhosos e complexos mecanismos que dão movimento, luz e até água às figuras e cenas representadas.

A visita ao Presépio de José Cortes sempre fez parte do ritual das festividades de Natal em Lagos. Para que seja possível dar continuidade a esta tradição, o autor decidiu dar um novo passo na parceria já existente com a autarquia lacobrigense e doar ao município a sua obra, de modo a garantir que o presépio possa continuar a ser exposto e visitado durante a quadra natalícia nos anos vindouros.

A proposta foi presente à última reunião do executivo municipal, que não só aceitou a doação do presépio, que irá reforçar o espólio artístico do município, como aprovou, por unanimidade, um voto de louvor a José Henrique Figueiredo Cortes pelo seu trabalho e dedicação.

- Publicidade -

O Presépio de José Cortes estará em exposição no Centro Cultural de Lagos de 2 de dezembro até 6 de janeiro, no horário habitual do espaço, integrando o programa das festividades de Natal.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.