ALGARVE

Lagos ganha um novo presépio animado com centenas de peças

Lagos ganha um novo presépio animado com centenas de peças
Presépio de Natal Animado criado pelo lacobrigense José Cortes
José Henrique Figueiredo Cortes dedicou dez anos à execução manual do seu presépio tradicional, agora oferecido ao município de Lagos. O trabalho, iniciado em 2011, poderá agora ser visitado no Centro Cultural de Lagos já a partir do 2 de dezembro, até 6 de janeiro.

A contabilização das peças fala por si: 275 figuras de personagens variadas, 368 figuras de animais, 38 casinhas, a que se somam moinhos, uma igreja, uma escola, um coreto, uma nora com o burro, carroças puxadas por bois, a apanha da azeitona, o lavrar da terra, as lavadeiras, os serradores, carpinteiros, o barbeiro, o amola-tesouras, o ferreiro, o lenhador, entre outras atividades, algumas das quais já desaparecidas. Tudo isto complementado com engenhosos e complexos mecanismos que dão movimento, luz e até água às figuras e cenas representadas.

A visita ao Presépio de José Cortes sempre fez parte do ritual das festividades de Natal em Lagos. Para que seja possível dar continuidade a esta tradição, o autor decidiu dar um novo passo na parceria já existente com a autarquia lacobrigense e doar ao município a sua obra, de modo a garantir que o presépio possa continuar a ser exposto e visitado durante a quadra natalícia nos anos vindouros.

A proposta foi presente à última reunião do executivo municipal, que não só aceitou a doação do presépio, que irá reforçar o espólio artístico do município, como aprovou, por unanimidade, um voto de louvor a José Henrique Figueiredo Cortes pelo seu trabalho e dedicação.

O Presépio de José Cortes estará em exposição no Centro Cultural de Lagos de 2 de dezembro até 6 de janeiro, no horário habitual do espaço, integrando o programa das festividades de Natal.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste