Lagos homenageia Infante D. Henrique

ouvir notícia

Este ano, as celebrações de homenagem iniciam no período da manhã, que será marcado pela estreia do segundo episódio de uma série de vídeos que o município está a divulgar na sua página de Facebook, “Lagos – A Escultura na História da Cidade”, sendo este alusivo aos Descobrimentos e ao papel do Infante neste período áureo da nossa História.

Pelas 15:00 horas, terá lugar a visita guiada “Memórias do Infante e dos Descobrimentos”, promovida pela autarquia, que em apenas dois dias esgotou as inscrições.

Pelas 17:45, decorrerá uma pequena cerimónia de deposição de coroa de flores junto à estátua em sua honra, na Praça do Infante. Da autoria de Leopoldo de Almeida e inaugurada em 1960, esta é uma das obras de arte mais emblemáticas de Lagos, reconhecida em todo o país e além-fronteiras como uma das imagens de marca da cidade.

- Publicidade -

O dia de homenagem termina às 18:00 com uma missa em sua honra, na Igreja de Santa Maria.

Filho de D. João I e de Dona Filipa de Lencastre, D. Henrique, o Navegador, tinha o sonho de chegar a terras desconhecidas. Após a conquista de Ceuta, em 1415, ganhou confiança para enviar navegadores para explorar a costa ocidental de África e para se aventurar nas águas misteriosas do Atlântico. Esses feitos, culminaram com Gil Eanes a dobrar o temível Cabo Bojador, em 1434. A partir daí, a geografia do mundo mudou, dando início ao processo de globalização que hoje se conhece.

No período dos Descobrimentos, o Infante D. Henrique considerou que a vila de Lagos, povoação que foi capital do reino dos Algarves, tinha uma baía “perfeita” para a navegação, proximidade ideal com Marrocos e pescadores habituados às águas difíceis em mar alto, segundo o município.

Foi em Lagos que fundou uma escola náutica onde cartógrafos, astrónomos e navegadores, oriundos de vários países, desenvolviam novas técnicas, desenhavam cartas náuticas e projetavam barcos mais velozes, dando assim origem ao período áureo dos Descobrimentos portugueses.

Ao longo de todo o dia 13 de novembro, todos os equipamentos museológicos da cidade terão acesso gratuito.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.