Lagos: Mais de um milhão de euros para incentivar a prática desportiva

ouvir notícia

Mais de um milhão de euros é quanto a autarquia lacobrigense está disposta a investir para fomentar a prática desportiva, alargando o universo das entidades a apoiar, assim como o âmbito das atividades que poderão contar com o suporte financeiro e logístico do município. Assim, estes apoios vão estender-se não só à formação, como também às vertentes da especialização, recreação, competição e espetáculo.

“Esta evolução de formato fez com que o documento orientador passasse a designar-se Programa de Apoio ao Desporto, uma vez que engloba a componente do apoio ao associativismo (PFAAD – Programa de Formação e Apoio ao Associativismo Desportivo) já existente nas épocas desportivas anteriores, mas também um novo capítulo, o Programa de Apoio a Outras Iniciativas de Interesse Municipal (PAOIIM)”, adianta a Câmara de Lagos.

Novidade são também as três novas medidas de apoio financeiro. A primeira irá comparticipar, com 5 mil euros, os “projetos inovadores desenvolvidos com a comunidade que visem o desenvolvimento de uma modalidade através de parceria com a comunidade local”, A segunda medida, com 100 mil euros, é destinada aos “atletas ou equipas que pelos resultados e mérito desportivo, representam a modalidade e a cidade de Lagos a nível nacional ou internacional (patrocínio desportivo)”. E, em terceiro lugar, com também 100 mil euros, estão contemplados os “eventos e atividades de relevância de âmbito nacional ou internacional, organizados fora do âmbito associativo local e que, pela sua dimensão, promovem o desporto espetáculo”.

- Publicidade -

Medidas de apoio totalizam quase 1,2 milhões de euros

A autarquia lacobrigense sublinha ainda que vai manter os apoios já anteriormente concedidos, dos quais se destacam a cedência de instalações desportivas e de viaturas municipais, assim como a construção, ampliação e reabilitação de instalações desportivas e a comparticipação global de 150 mil euros para a organização de eventos e atividades.

A câmara liderada pelo presidente Hugo Pereira salienta que “o somatório das medidas de apoio a vigorar na época desportiva 2019/2020 acarretam uma despesa global de quase 1,2 milhões de euros”, um investimento que, segundo o autarca de Lagos, “é justificado pelos objetivos e metas traçados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Lagos, aos bons resultados obtidos com o programa nas épocas desportivas anteriores e à necessidade de se passar a apoiar, com medidas específicas, as equipas e os atletas que se destacam entre os demais, atingindo patamares competitivos de excelência, para os ajudar a fazer face ao esforço acrescido que lhes é exigido do ponto de vista técnico, físico, logístico, financeiro e de disponibilidade”.

Segundo o presidente da Câmara de Lagos, “este programa distingue-se ainda pela forma como é preparado, implementado e monitorizado, uma vez que todo o processo é dinamizado com a participação ativa dos agentes desportivos, designadamente dos clubes desportivos do concelho”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.