Lagos mantém viva a tradição das Maias

ouvir notícia

.

A origem da tradição das Maias perde-se no tempo. Segundo alguns, a Maia era uma boneca de palha de centeio, em torno da qual se dançava durante toda a noite do primeiro dia de maio. Ritual ligado aos ritos da fertilidade, do início da primavera e do novo ano agrícola, as Maias são uma tradição cultural ancestral, mas que se mantém bem viva no Concelho de Lagos, regressando todos os anos no início de maio.

À semelhança de anos anteriores, e com o objetivo de incentivar as pessoas para que mantenham esta tradição viva, a Junta de Freguesia de S. Sebastião volta a realizar uma exposição para eleger a “Maia” mais bonita de Lagos.

Esta iniciativa conta com a participação e o entusiasmo da população que expõe, por toda a localidade, bonecas de trapos, elaboradas artesanalmente, vestidas com trajes típicos e enfeitadas com flores, retratando em alguns casos “quadros” quotidianos. Os trabalhos a concurso estarão, nesta quadra, expostos nas janelas, portas, varandas, pátios de habitações e ruas, na cidade e em várias povoações do concelho.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.