Lagos: Mercado de produtos biológicos alargado a todo o ano

ouvir notícia

Depois de uma pausa que permitiu avaliar a primeira edição, o projeto Viv’ o Mercado está de regresso a Lagos, desta vez para ficar como atividade permanente ao longo de todo o ano.

Assim, a partir de agora, os finais de tarde de quarta-feira no Mercado de Levante voltam a contar com as cores, os sabores e a diversidade cultural do Viv´o Mercado.

“Este mercado, complementar ao que se realiza aos sábados de manhã, irá prolongar-se durante todo o ano, possibilitando aos residentes e visitantes consumir produtos locais, predominantemente de origem biológica”, frisa a autarquia, acrescentando que o projeto mantém os objetivos de “promover modos de vida saudáveis e sensibilizar para a importância de práticas ambientais e sociais sustentáveis e inclusivas”.

- Publicidade -

Para além do enfoque na promoção da agricultura biológica, o Viv’ o Mercado distingue-se, igualmente, por dispor de uma zona de convívio, com animação, espaço criança e um conjunto de tasquinhas, cujo lema é “da banca ao prato”, ou seja, os produtos comercializados são, maioritariamente, adquiridos junto dos vendedores do Viv´o Mercado.

Outro dos aspetos relevantes é o de permitir às entidades locais a utilização de mais um espaço para mostrar o trabalho que desenvolvem. “Trata-se, igualmente, de uma iniciativa que procura envolver os participantes na dinamização do mercado, através de reuniões plenárias onde são convidados a dar contributos para a consolidação e melhoria do projeto”, salienta a câmara.

O Viv´o Mercado é gerido por uma comissão organizadora composta por cinco entidades parceiras da Rede Social de Lagos (Câmara Municipal de Lagos; NECI – Núcleo Especializado para o Cidadão Incluso; Projeto Novas Descobertas; Associação Infância Viva – Jardim Waldorf Internacional; e CASLAS – Centro de Assistência Social Lucinda Anino dos Santos) e três produtoras biológicas certificadas (Fátima Torres – Quinta das Seis Marias; Délia Kegel – Vinha Velha Agropecuária; e Maria de Lurdes Borralho).

O Viv´o Mercado funciona todas as quartas-feiras, das 17h00 às 22h00, de abril a outubro, e das 17h00 às 21h00, de novembro a março.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.