Lagos prepara homenagem a duas figuras “Marreiros” da terra

ouvir notícia

Diogo Marreiros

A escritora Glória Marreiros e o atleta Diogo Marreiros são as personalidades que o município de Lagos pretende homenagear no próximo dia 27 de outubro, feriado municipal, através da atribuição de condecorações.

A autarquia vai atribuir a medalha de mérito municipal – grau ouro à escritora e investigadora social Glória Maria Marreiros da Cunha, enquanto o atleta lacobrigense de patinagem de velocidade Diogo Marreiros vai receber a medalha de mérito municipal – grau prata.

“Em comum, para além do apelido ‘Marreiros’, estas duas figuras têm a determinação e a capacidade de entrega às suas atividades, evidenciando-se pelo rigor e qualidade do seu trabalho”, destaca a Câmara de Lagos.

- Publicidade -
Glória Marreiros

Glória Marreiros nasceu em Marmelete (Monchique), a 26 de agosto de 1929, frequentou a escola primária em Lagos e hoje é considerada uma referência da geração que combateu a ditadura. Militante cívica e política, defensora da valorização e do reconhecimento do papel da mulher na sociedade, investigadora nas áreas da psicologia infantil, etnologia, museologia social e história local, escritora e autora de uma vasta e diversificada obra publicada, Glória Marreiros fez a revolução e ajudou a construir um Portugal democrático e moderno, abraçando várias atividades, todas com assinalável sucesso.

Por seu lado, Diogo Marreiros, com 26 anos, já tem um longo percurso competitivo, tendo alcançado sucessivos títulos, nacionais e internacionais, contribuindo significativamente para a afirmação da patinagem de velocidade enquanto modalidade e, simultaneamente, para a projeção da cidade de Lagos e do próprio país.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.