Lagos promove feira de trocas de livros escolares usados

ouvir notícia

.

Promover uma dinâmica de recolha e entrega de manuais escolares, possibilitar a reutilização de manuais escolares e desenvolver comportamentos responsáveis de âmbito ambiental, social e de formação para a cidadania, são os grandes objetivos da Feira de Trocas de Manuais Escolares, que irá decorrer em julho, na biblioteca municipal de Lagos.

“A iniciativa surge da necessidade de promover o respeito pelo livro e reutilizar os manuais escolares, reduzindo os seus custos de aquisição pelas famílias, disponibilizando-os, gratuitamente, a quem deles necessite”, explica a autarquia em comunicado.

A feira de trocas, promovida pela biblioteca municipal de Lagos em parceria com os agrupamentos de escolas, pretende incentivar os alunos e respetivos encarregados de educação ao bom uso dos manuais, envolver e sensibilizar toda a comunidade escolar, nomeadamente os docentes, alunos, pais e encarregados de educação para a necessidade de partilha e reutilização dos manuais escolares usados, e potenciar as boas práticas ao nível da responsabilidade social e ambiental.

- Publicidade -

Assim, e procurando dar continuidade e reforçar o processo de recolha e entrega de manuais escolares, desenvolvido pelas bibliotecas escolares, e utilizando uma dinâmica apelativa, recorrendo aos slogans dos agrupamentos de escolas Gil Eanes e Júlio Dantas, “Manual Meu, Manual Teu”, “Manual Usado a Nós Emprestado”, respetivamente, terá lugar, durante o mês de julho (todos os sábados, das 14h00 às 18h00), na biblioteca municipal de Lagos, uma feira de trocas de manuais escolares, totalmente gratuita.

Esta iniciativa tem como destinatários os alunos residentes no concelho de Lagos, que frequentem o ensino básico (1º, 2º e 3º) e ensino secundário.

Apenas serão aceites os manuais escolares indicados para o próximo ano letivo 2013/2014, sendo que os mesmos devem ser entregues em condições de utilização.

Após a troca de manuais, o aluno e o encarregado de educação deverão conservar o manual em bom estado para que este possa ser usado por outros colegas, no próximo ano letivo.

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.