Lagos reclama frente ribeirinha para o domínio municipal

ouvir notícia

.

A assembleia municipal de Lagos aprovou recentemente uma moção onde exige a transferência da área da frente ribeirinha para o domínio municipal.

Os deputados municipais alegam que cabe aos municípios, através dos planos de ordenamento do território, “gerir e salvaguardar os valores paisagísticos e culturais, e os interesses do município e das populações”.

Segundo a moção agora aprovada, Lagos está a ser penalizada com a retirada destes instrumentos de planeamento, nomeadamente na frente ribeirinha da margem direita, “que se reveste de grande importância, e foi atribuída a sua gestão a uma outra entidade, sem aptidão para tal”.

- Publicidade -

“É incompreensível que as decisões urbanísticas das zonas ribeirinhas sejam atos independentes das competências municipais, mesmo quando aquelas decisões não têm qualquer relação com a atividade portuária”, lê-se no documento.

A assembleia municipal de Lagos lembra ainda que, já em junho de 2006, tinha aprovado uma recomendação ao Governo que defendia a desafetação das zonas terrestres ribeirinhas, em áreas não afetas diretamente à atividade portuária, do domínio público marítimo, para serem transferidas para o domínio público municipal.

Dessa forma, seria possível ao município de Lagos “o exercício de todas as suas competências, designadamente de planeamento, ordenamento e gestão urbanística”.

Em outubro de 2008, passados dois anos, a câmara municipal assinou um acordo com o IPTM, que na altura exercia jurisdição sobre a área portuária de Lagos. “Nesse acordo, em vez de ser dado cumprimento aos objetivos desta deliberação, estes ficaram reduzidos a um documento de intenções, que incluía a transferência das áreas visadas, mas que, de toda a maneira, passados mais de seis anos, não teve qualquer sequência”, lamenta a assembleia municipal.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.