Lagos: Renovação de iluminação pública reduz 80% a emissão de CO2

ouvir notícia

A renovação dos equipamentos de iluminação pública a cargo da Câmara Municipal de Lagos, em várias ruas e espaços públicos da cidade e da Vila da Luz, reduziu mais de 80% da emissão de CO2, anunciou a autarquia.

Desde o ano passado, o município tem vindo a intervir na renovação da iluminação pública da cidade, ao substituir cerca de 790 luminárias de vapor de sódio por equipamentos com tecnologia LED, num investimento de cerca de 349 mil euros, comparticipado pelo programa CRESC Algarve 2020.

No final do mês de junho foram ainda instalados 72 candeeiros com telegestão na Avenida dos Pescadores, na Vila da Luz, totalizando assim 862 novas luminárias que reduzem, em média, 85,6% as emissões de CO2, considerando os últimos oito meses.

- Publicidade -

“A redução do consumo de energia elétrica mensal situou-se na ordem dos 85 a 88 mil kWh, permitindo, ao nível financeiro, uma poupança de mais de 12 mil euros mensais”, refere a autarquia em comunicado.

As novas luminárias estão ainda equipadas com um controlador que monitoriza e comanda remotamente através de uma plataforma digital, de modo a criar cenários de gestão de energia, controlar os fluxos de energia e detetar avarias e anomalias.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.