Lagos tem nova campanha de esterilização de cães e gatos

ouvir notícia

A iniciativa, que decorre no quadro de uma política de respeito e salvaguarda do bem-estar animal, visa controlar a população de animais errantes, sendo realizada pelo município com a colaboração dos serviços da administração direta do Estado.

Conforme explica Ana Tidy, veterinária municipal, “a esterilização/castração é uma das formas de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados diariamente nas ruas. Mas, além de evitar ninhadas indesejadas, também é uma questão de saúde, uma vez que a castração do animal reduz o risco de problemas de saúde, prolonga a sua vida e proporciona-lhe mais qualidade.”

A campanha, agora aprovada, destina-se a cães e gatos com mais de 6 meses, cujos titulares sejam residentes no concelho de Lagos, estando limitada a dois animais por agregado familiar e ao número de vagas existentes.

- Publicidade -

Apesar de ter como destinatários preferenciais os titulares (agregados familiares) em situação socioeconómica desfavorável, que de outra forma não teriam condições financeiras para suportar o custo da esterilização dos seus animais de companhia, esta campanha tem um âmbito mais abrangente, admitindo inscrições sem esse requisito. A autarquia destinou uma verba de cinco mil euros para a iniciativa.

As cirurgias serão realizadas até 31 de março do próximo ano, mediante prévia inscrição e marcação.

Os interessados deverão apresentar a sua candidatura, através de formulário próprio, junto do Gabinete do Munícipe da Câmara Municipal de Lagos, no Centro de Recolha Oficial de Animais de Lagos e através de email para [email protected], acompanhado dos documentos que constam das normas e do folheto de divulgação. Para facilitar o processo, os formulários irão estar disponíveis, em papel, nas juntas de freguesia do concelho, assim como no website do município.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.