Lagos vai promover ações para estimular uso da bicicleta

ouvir notícia

Fachada do Posto de Turismo de Lagos

O município de Lagos aderiu recentemente ao “Compromisso pela Bicicleta”, uma iniciativa nacional que tem como grande objetivo a promoção da mobilidade em bicicleta. A participação no projeto decorre de uma proposta da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve.

“A adesão ao Compromisso pela Bicicleta não tem quaisquer custos e todas as ações e investimentos do município nas iniciativas acima referidas serão consideradas neste projeto, e contribuirão para a melhoria da imagem do município a nível nacional, no que respeita a boas práticas da mobilidade em bicicleta”, salienta em comunicado a autarquia.

A promoção do uso dos velocípedes como meio de transporte e a redução do número de automóveis nas deslocações diárias são dois dos vários objetivos do projeto Compromisso pela Bicicleta, lançado pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro.

- Publicidade -

Segundo os promotores, este projeto surge num ano que “pode vir a ser decisivo para a bicicleta em Portugal com benefícios para os cidadãos, a economia, a mobilidade e as cidades”.

No presente ano de 2016, preveem-se assim um conjunto de programas públicos de investimento em Portugal, dos quais se salientam os programas estratégicos de desenvolvimento urbano promovidos por cerca de 100 municípios, “com uma linha de ação dirigida especificamente para a mobilidade urbana sustentável (que poderá ir até 300 milhões de euros)”, especifica o Compromisso.

Para já, as metas apontadas no documento pretendem-se fáceis de atingir, tanto mais que não implicam qualquer investimento e são feitas a custo zero.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.