LAMA lança debate sobre mediação cultural

ouvir notícia

O Laboratório de Artes e Média do Algarve (LAMA) vai realizar uma conferência sobre mediação cultural para o fim de semana de 10 e 11 de dezembro. A iniciativa e o programa de atividades complementares vão decorrer nas instalações da delegação regional do Instituto Português da Juventude, em Faro.
“De que modo as práticas artísticas contemporâneas, os centros culturais, os teatros e os museus estão a lidar com as exigências e as necessidades dos seus públicos? A emancipação dos públicos é verdadeiramente promovida ou é sobre a falta dela que se constrói a mediação cultural na atualidade? Que grau de partilha e de participação é solicitado aos públicos espetadores?” estas e outras questões servem de base para este evento que contará com comunicações e intervenções de vários profissionais da área.
O programa arranca às 9h45 do dia 10 com a sessão de abertura que é seguida do workshop “Sessão prática e partilhada com os participantes” que será dirigida por João de Brito, do LAMA. Maria Acaso Lopez-Bosch, professora da Universidade Complutense de Madrid, irá falar sobre pedagogias invisíveis às 11h45 enquanto o período da tarde tem início com um speed meeting, um momento onde todos os participantes são convidados a conversar em duplas, cara-a-cara. Para as 15h00 está marcada uma sessão plenária que irá debruçar-se sobre o tema Antimuseo, projeto vencedor do Programa Ibermuseus 2010. O programa de sábado termina com um rol de mesas redondas temáticas onde participarão António Branco, da Universidade do Algarve, João Carrolo do Teatro Municipal de Faro e Raquel dos Santos Arada, da Culturgest.
No dia 11 as atividades arrancam às 10h00 com uma sessão prática e partilhada seguida de uma sessão plenária que irá esmiuçar a The Dialogue Project, organização criada por Karl James, especialista em diálogo. Importa ainda destacar a conferência “Manobras no Porto” que tem início marcado para as 15h00. Este momento terá como ponto de reflexão o programa de ação e de construção coletiva com cidadãos e agentes culturais da cidade do Porto.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.