Lançado desafio para candidatar o acordeão a Património Imaterial da UNESCO

.

Dália Paulo, diretora municipal de Loulé, lançou o desafio aos presentes na apresentação do Troféu Mundial de Acordeão, particularmente ao acordeonista Gonçalo Pescada, para que, após a realização deste evento, possa ser preparada uma candidatura do acordeão à classificação de Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, um sonho antigo da comunidade de acordeonistas algarvios.

“Gostava que esta quarta edição realizada no Algarve pudesse atrair algo maior, tornar o acordeão Património Imaterial da Humanidade. É um desejo da região há muito tempo mas é preciso trabalho, é preciso constituir uma equipa. Loulé, pelo trabalho que tem na área da música, desafia aqui Gonçalo Pescada, um dos nossos acordeonistas, a liderar um processo destes, apoiado pelas entidades públicas. Seria muito interessante se no final deste evento pudéssemos anunciar esse ponto de partida de trabalho”, considerou Dália Paulo.

Salientando o facto desta candidatura poder constituir também “uma homenagem aos grandes acordeonistas da região”, Dália Paulo acredita que a realização deste troféu, bem como todo o trabalho que as associações e escolas no Algarve estão a fazer nesta área, constitui “uma oportunidade de dar mais visibilidade e fazer uma candidatura”.

Até porque o acordeão tem futuro, como sublinhou Francisco Saboia, promotor de certames internacionais de acordeão e desta edição do Troféu Mundial, pela “imensidão de professores e muitos jovens a aprender”, e Gonçalo Pescada, delegado da Confederação Mundial do Acordeão, que acredita que “Portugal continuará a dar cartas a nível internacional”.

A 69.ª edição do Troféu Mundial de Acordeão vai realizar-se em Loulé, de 03 a 09 de novembro do próximo ano. Trata-se do concurso de maior prestígio a nível internacional, fundado em 1951 pela Confederação Mundial de Acordeão.

(Mais desenvolvimento na edição impressa e semanal do Jornal do Algarve, que estará nas bancas a partir de quinta-feira)

- Publicidade-spot_img

Deixe um comentário

- Publicidade-spot_imgspot_img

+ Populares

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -santos-populares-portimao

Leia Também

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Tem uma Dica?

Contamos consigo para investigar e noticiar

Tamanho da Fonte
Contraste