Lar de Alzheimer de Castro Marim inaugurado pela ministra da Coesão

“É a prova de que estamos a mudar o paradigma na oferta de cuidados aos mais frágeis e aos mais vulneráveis, fazendo-o onde escasseiam este tipo de respostas”

ouvir notícia

A Estrutura Residencial para Idosos e o Centro de Dia para pessoas com Alzheimer e outras demências de Castro Marim foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 24 de março, com a participação da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

Esta inauguração era para contar com a presença da ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, mas devido a uma conferência de Imprensa do Governo não foi possível deslocar-se a Castro Marim, onde foram anunciados os novos apoios.

“Esta inauguração é um motivo de celebração”, começa por dizer Ana Abrunhosa, sobre “talvez uma das maiores obras de Castro Marim dos últimos tempos”.

- Publicidade -

Segundo a responsável, este equipamento “vai trazer maior qualidade de vida àqueles que necessitam de um cuidado especial” e que “vem dar resposta a uma lacuna a nível regional”.

“É a prova de que estamos a mudar o paradigma na oferta de cuidados aos mais frágeis e aos mais vulneráveis, fazendo-o onde escasseiam este tipo de respostas”, acrescenta.

Para a ministra, o lar “será também espaço de investigação e de avaliação para as melhores estratégias e práticas no tratamento deste tipo de doenças”, com o objetivo de “melhorar a qualidade de vida dos doentes e dos seus cuidadores”.

“Esta estrutura não é apenas importante para Castro Marim. Constitui também uma resposta social fundamental para a região do Algarve e para o Baixo Alentejo”, conclui.

Já para o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral, esta inauguração é “um dia importante para o Algarve e para o sul do país”, uma vez que “não existe qualquer estrutura de apoio aos doentes com demência” a sul de Lisboa.

“Talvez o mais difícil vá começar agora. A demência é uma doença que acarreta um enorme transtorno e desgastes emocionais não só para o doente, mas também para os familiares, amigos e para quem trabalha com estes utentes”, refere.

O também médico afirma que tem “assistido a familiares completamente desesperados, exaustos e impotentes perante situações para quais não se encontram minimamente preparados para lidar e muito menos para as resolver”

“A escassez de resposta do Estado é flagrante e dolorosa. É uma patologia de difícil tratamento”, conclui.

A infraestrutura terá capacidade para acolher 70 portadores da doença de Alzheimer e outras demências em regime de internamento e 20 utentes em regime de Centro de Dia.

Com um orçamento de quase cinco milhões de euros, o projeto é um investimento financiado pelo programa PO CRESC Algarve 2020, apoiado por Portugal e União Europeia, cofinanciado pelo FEDER em 1.134.701,80 euros alocados, somados ao milhão de euros de apoio do município. O restante montante é assumido pela Santa Casa da Misericórdia, através de capitais próprios e empréstimo bancário.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.