Latas de conserva de todo o mundo expostas em Silves

ouvir notícia

.

Entre 2 e 30 de setembro poderá ser visitada na biblioteca municipal de Silves a exposição “Tampos de latas de conserva”, da coleção de José Alexandre Pires. A mostra reúne um vasto espólio de latas de conserva provenientes das mais variadas partes do mundo.

Natural de Portimão, José Alexandre Pires teve contacto com o mundo da pesca e da conserva desde muito novo, já que o seu pai era industrial e armador. Atraído por esta atividade e pelo colecionismo, foi adquirindo latas de conserva ao longo das suas viagens, quer em Portugal, quer no estrangeiro. Após o curso de Economia, especializou-se como técnico de conservas de peixe, tendo colaborado com o Dr. Funestin, diretor do Instituto Científico das Pescas, em Marrocos. Os seus trabalhos incidiram em estudos efetuados sobre o ciclo da sardinha e outros peixes pelágicos, que muito contribuíram para um conhecimento aprofundado sobre esta matéria. Dedicou-se, também, ao estudo e ensino das técnicas de conservação, nomeadamente do enlatamento do peixe a cru, quer em Portugal, quer no estrangeiro. É frequentemente convidado para palestras relacionadas com a pesca e as conservas, entre outros temas.

A exposição “Tampos de latas de conserva” poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 19h30, até 13 de setembro. A partir do dia 16 de setembro, a biblioteca municipal retoma o seu horário de inverno: segundas e sábados, das 14h00 e as 19h30, e de terça a sexta, das 10h00 às 19h30. A inauguração da exposição está marcada para o dia 2 de setembro, às 14h30.

- Publicidade -

JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

2 COMENTÁRIOS

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.