Levam meses a construir e minutos a destruir…!

ouvir notícia

.

O Festival Internacional de Esculturas em Areia (FIESA), em Pêra, no concelho de Silves, encerrou no passado dia 3 de janeiro, estando prevista para os próximos dias a demolição das quarenta mil toneladas de areia esculpidas sob o tema de 2015 – a “Música”.

Entretanto, a Prosandart, a entidade que realiza este festival à treze anos consecutivos, adiantou que já está a preparar um novo projeto de escultura em areia, que será exibido ao público no próximo verão. A organização não quer para já desvendar a novidade, mas tudo aponta para que a 14ª edição do festival já não se realize na freguesia de Pêra (Silves), mas no concelho de Lagoa.

O FIESA é a maior exposição de escultura em areia já construída e realiza-se desde 2003 no Algarve, atraindo, anualmente, milhares de visitantes.

- Publicidade -

O festival é edificado por um conjunto de escultores, de várias nacionalidades, que aqui exploram diversas técnicas de esculpir em areia, produzindo peças originais que se destacam pela magnitude, pela técnica e pela estética.

O FIESA é considerado o maior evento do género em todo o mundo por utilizar quarenta mil toneladas de areia, numa área de construção de 15 mil metros quadrados, com esculturas que chegam a atingir os doze metros de altura e reproduzem, com grande detalhe, pessoas, objetos e cenários alusivos a um tema.

Na última edição foram apresentadas cerca de cem cenas em areia que retratam, de forma criativa, músicos, instrumentos e culturas musicais de várias partes do mundo.

Embora a escultura em areia seja efémera, desaparecendo com a erosão natural, a utilização de areia fina e a sua correta compactação com água, aliadas à ação do sol, tornam as esculturas resistentes, mesmo que regularmente tenham que ser reparadas e esculpidos muitos detalhes.

Por isso mesmo, as peças esculpidas – e que demoraram vários meses a construir – vão agora ser demolidas em questão de minutos por máquinas retroescavadoras.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.