Levantada interdição a banhos nas praias de VRSA que tinham foco poluidor

ouvir notícia

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) levantou esta manhã a interdição a banhos nas praias de Monte Gordo e Santo António, no concelho de VRSA, uma vez que a última análise, realizada no dia de ontem, deu resultados negativos, disse hoje ao JA fonte da APA.

“Recolhida nova amostra durante o dia de ontem, face aos resultados abaixo dos limites impostos pela legislação, deixam de existir restrições ao uso das aguas balneares nas praias de Monte Gordo e Santo António, concelho de Vila Real de Santo António”, sublinhou uma informação escrita da APA dirigida ao JA.

Recorde-se que a Agência Portuguesa do Ambiente, através da sua ARH-Administração da Região Hidrográfica do Algarve, em articulação com a Autoridade de Saúde, desaconselhou ontem, 29 de julho, o banho naquelas praias do Algarve por ter sido detetada a bactéria coliforme Escherichia coli com o resultado de 2087 NMP/100mL, cujo valor limite é de 1000 NMP/100mL, de acordo com a Avaliação de amostras únicas.

- Publicidade -

A amostra tinha sido recolhida no dia 27 de julho (segunda-feira) e o resultado foi conhecido ontem, dia 29 de julho.

Entretanto, fonte da Câmara de VRSA disse ao JA que se confirma que o foco poluidor deverá ser exterior à malha urbana do concelho, reiterando que se deverá ter tratado de uma descarga a partir de um barco de passagem ou fundeado ao largo daquele areal.

A mesma fonte não descartou a possibilidade de o foco ter origem no Rio Guadiana, observando que, mesmo que assim for, a origem não se encontra na malha urbana do concelho de Vila Real de Santo António.

A bandeira verde foi hasteada naquelas praias a meio da manhã, atos a que assistiu a presidente do município, Conceição Cabrita.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.