“Limiar da vida” abordado em Silves por profissionais de saúde e religiões

ouvir notícia

Neste colóquio, estiverem representantes das seguintes religiões/doutrinas: Budismo (STUPA – Associação para a paz no mundo), Catolicismo (Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Silves), Espiritismo (Associação Espírita de Lagos) e Umbanda (Barracão de Xangô) e profissionais de saúde que trabalham nas áreas de cuidados continuados, paliativos e oncologia.

O objetivo principal deste colóquio foi dar a conhecer aos estudantes e profissionais de saúde os preceitos de cada religião/doutrina em assuntos referentes à morte eminente, de forma a desmistificar preconceitos e promover a maior aceitação da atuação de cada religião/doutrina a qual o utente é seguidor, favorecendo o processo dos cuidados em saúde e levando a um maior conforto físico e mental na hora da morte.

De acordo com o modelo holístico em saúde, “os profissionais de saúde devem avaliar as vertentes físicas, sociais, psicológicas, culturais e espirituais de cada utente, onde existe uma interligação entre os pensamentos, conceitos e valores de cada utente e a sua saúde. Desta forma, a vertente religiosa deve ser envolvida neste processo de cuidados em saúde”. 

- Publicidade -

O Decreto-Lei 253/2009 de 23 de setembro regulamentou a assistência espiritual e religiosa junto aos utentes hospitalizados no Sistema Nacional de Saúde. Após a promulgação deste decreto-lei, o Grupo de trabalho Religiões e Saúde elaborou o Manual da Assistência Espiritual e Religiosa Hospitalar. 

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.