ALGARVE CULTURA ÚLTIMAS

Linces andam à solta no Castelo de Silves

“A terra de linces é a nossa terra, o local que temos de partilhar com eles.” Esta é a principal mensagem da exposição de fotografia “Terra de Linces”, patente no Castelo de Silves, até 19 de setembro (todos os dias, das 9h00 às 18h30).

A mostra é promovida pela empresa Águas do Algarve, juntamente com entidades oficiais da Andaluzia e Valência, e está inserida num projeto de sensibilização ambiental denominado “Iberlinx”, que inclui igualmente diversas ações de conservação no terreno.

“Esta exposição foi organizada para que se possa entender melhor o grande desafio de dar ao lince-ibérico um futuro no bravio das vastas regiões de Espanha e Portugal, que estão a procurar tornar-se de novo terra de linces”, revelam os responsáveis.

Na exposição, o fotógrafo Andoni Canela mostra, de modo íntimo, o lince-ibérico e o seu habitat.
O lince-ibérico é o felino mais ameaçado do mundo, tendo sido estimada em 2009 uma população global de 220-225 indivíduos, ocorrendo quase exclusivamente em Espanha.

Como resposta à precária situação da espécie, estão atualmente a ser implementados em Espanha e Portugal diversos programas de conservação, sendo que um dos projetos mais importantes é o centro nacional de reprodução de linces em cativeiro, no concelho de Silves.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste