Litográfica do Sul: Buzinão em defesa dos postos de trabalho

ouvir notícia

Trabalhadores da Litográfica do Sul junto à porta da empresa

Os trabalhadores da Litográfica do Sul, empresa de Vila Real de santo António que se encontra em processo de insolvência, organizam esta quinta-feira, a partir das 18h00, um buzinão automóvel em defesa dos postos de trabalho, que começará junto às instalações da empresa, na zona sul da cidade.

“O SITE, apela à participação da população nesta iniciativa de solidariedade com os trabalhadores da empresa”, diz o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE Sul).

A Litográfica do Sul, empresa emblemática do concelho de Vila Real de Santo António e do sul do país no setor das artes gráficas, atravessa sérias dificuldades, estando em risco 44 postos de trabalho.

- Publicidade -

Em finais de março foi instaurado um Processo Especial de Revitalização (PER), tendo o Tribunal nomeado um administrador judicial provisório. Entretanto, a administração comunicou aos trabalhadores que iria pedir a insolvência da empresa e que estes estavam dispensados de comparecer no local de trabalho. Contudo, os trabalhadores mantêm-se nos seus postos de trabalho, apesar de a empresa não estar a laborar e não lhes estarem a ser pagos os seus salários.

Em meados de abril, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) foi recebido, a seu pedido, no Ministério da Economia, tendo-lhe sido comunicado que o Governo encaminharia o assunto para o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação.

Alguns dias depois, o IAPMEI contactou telefonicamente o SITE-Sul, informando que iria realizar um conjunto de diligências no sentido de tentar viabilizar a Litográfica do Sul. Desde essa altura, nada mais se soube sobre a intervenção do IAPMEI.

Tanto o PCP como o BE já questionaram o Governo sobre a situação da empresa e dos trabalhadores. A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António também “está a fazer o que está ao seu alcance”, referiu o edil Luís Gomes, para salvaguardar os postos de trabalho.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.