Lixeira desativada ganha nova vida com milhares de árvores

ouvir notícia

A antiga lixeira municipal de Silves, encerrada há cerca de 12 anos, foi alvo de uma grande operação de reflorestação. Ao todo, foram plantadas cinco mil árvores num espaço igual a dois campos de futebol. A partir de agora, quem passar pela Herdade de S. Bom Homem nem vai acreditar que naquele terreno já esteve uma montanha de lixo a céu aberto.

Cerca de cinco mil árvores – 3750 pinheiros mansos e 1250 sobreiros – foram plantadas em apenas uma manhã, no passado dia 15, na antiga lixeira municipal de Silves.

A iniciativa, promovida pela Câmara de Silves em parceria com as empresas Timberland e Oryzon Energias, envolveu mais de 160 pessoas e teve como objetivo reflorestar e recuperar ambientalmente a antiga lixeira, entretanto desativada, localizada na Herdade de S. Bom Homem.

- Publicidade -

“A área reflorestada hoje era uma antiga lixeira, encerrada aquando da abertura do aterro sanitário, há cerca de 12 anos”, explicou a presidente da autarquia silvense.

Isabel Soares arregaçou as mangas e meteu as mãos à obra nesta ação, que permitiu reflorestar uma área de dois hectares (semelhante a dois campos de futebol), com cinco mil novas árvores.

“O solo encontrava-se, neste momento, preparado para receber novas plantas e a autarquia desejava avançar com este procedimento, quando surgiu a proposta da Timberland e da Oryzon Energias, que muito nos agradou e à qual aderimos de imediato”, adiantou a autarca.

Ainda segundo a Câmara de Silves, o grande objetivo desta reflorestação na Herdade de S. Bom Homem passa pela “diminuição do impacto paisagístico resultante da existência da referida lixeira”.

A autarquia realça ainda que, para a rapidez e eficiência com que a iniciativa decorreu, muito contribuíram os 160 colaboradores da Timberland-Europa, de várias nacionalidades, entre os quais franceses, italianos, espanhóis, irlandeses, suecos, noruegueses, luxemburgueses, holandeses, belgas, alemães e portugueses.

A ação destes colaboradores foi apoiada e acompanhada por técnicos do gabinete florestal e pela equipa de sapadores florestais da Câmara de Silves.

Lixeiras ilegais no Algarve

Entretanto, apesar de as lixeiras municipais já não constituírem um problema para o Algarve, pois foram criados dois aterros sanitários (barlavento e sotavento) para tratar dos resíduos produzidos nos 16 concelhos, as lixeiras ilegais continuam a preocupar a população e os ambientalistas.

Há poucos meses, no âmbito da ação Limpar Portugal, foram identificadas na região algarvia 381 lixeiras ilegais, a maioria localizadas em florestas e zonas verdes.

NC/JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.