Londres e Paris vão criar centro conjunto para simular testes de armas nucleares

ouvir notícia

A Grã-Bretanha e a França vão poder simular o funcionamento do seu arsenal nuclear, a partir de 2014, num centro conjunto que será construído em território francês, anunciou o Eliseu.

A medida está prevista no tratado de defesa que será assinado hoje, em Londres, pelo primeiro-ministro britânico, David Cameron, e pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, segundo a presidência francesa.

O centro de simulação será construído num terreno do Comissariado de Energia Atómica situado em Valduc (Costa do Ouro), 45 quilómetros a noroeste de Dijon.

- Publicidade -

O novo centro permitirá aos cientistas dos dois países verificar o “desempenho das ogivas e de materiais nucleares” para garantir a “viabilidade e fiabilidade da segurança a longo prazo” dos respetivos arsenais nucleares, sublinhou o Eliseu.

O novo laboratório de Valduc será complementado por um novo centro de investigação franco-britânico que funcionará em Aldermaston, no Reino Unido, segundo a mesma fonte.

Esta “cooperação sem precedentes”, indicou o Eliseu, será desenvolvida “no respeito total da independência das forças de dissuasão dos dois países”.

Uma fonte governamental britânica citada pela AFP sublinhou que será mantida a independência da força de dissuasão de cada país.

“Não haverá uma ‘chave dupla’ das nossas armas nucleares (…), não haverá partilha dos nossos segredos nucleares”, garantiu a fonte do executivo de Londres.

O Reino Unido e a França ratificaram o tratado de interdição total de ensaios nucleares e só podem simular o funcionamento das suas ogivas em laboratório.

AL/JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.