Loulé: ABC faz protocolos com Fundação Champalimaud

ouvir notícia

O Centro Académico de Investigação e Formação Biomédica do Algarve (ABC) e a Fundação Champalimaud assinaram dois protocolos, naquele que “constitui mais um passo para a promoção da inovação e de melhoria dos cuidados de saúde nesta região”, anunciou a autarquia.

O primeiro protocolo consiste na definição das bases para uma colaboração entre as duas entidades, num quadro de cooperação mútua para o desenvolvimento e valorização nas áreas da investigação científica, da formação e dos cuidados de saúde.

O segundo protocolo é estabelecido por um acordo específico cujo objetivo global consiste em implementar os termos da cooperação em matéria de Investigação básica e translacional, ou seja, explicou Leonor Beleza, presidente do Conselho de Administração da Fundação, “na ligação entre a investigação nas áreas biomédicas e na prática clínica” que constitui, de resto, uma das principais missões da entidade a que preside.

- Publicidade -

“Acreditamos que da ligação entre as duas realidades e, sobretudo, no relacionamento entre os protagonistas dos dois lados, sairão progressos importantes para que a luta contra a doença tenha maiores êxitos”, sublinhou Leonor Beleza.

No fundo, destaca o município, pretende- se “fazer a ponte” entre cientistas (os laboratórios) e médicos – “profissionais de áreas teoricamente diferentes mas que confluem para que os cuidados de saúde (quer de prevenção, quer de tratamento) sejam melhores”.

Esta ideia é partilhada pelo outro parceiro, o ABC, cujo presidente, Nuno Marques, reiterou a importância das parcerias estratégicas para levar por diante a sua principal missão: colocar o Algarve na liderança da investigação, proporcionar uma formação adequada aos profissionais de saúde e uma melhoria da qualidade dos cuidados de saúde na região.

O mesmo responsável sublinhou, desde logo, a génese do ABC – um consórcio constituído pela Universidade do Algarve, através do seu Departamento de Ciências Biomédicas e Medicina e do seu Centro de Investigação, e pelo Centro Hospitalar Universitário do Algarve -, mas também a parceria estratégica com a Câmara Municipal de Loulé, com o projeto Loulé Active Life Health and Research. Nuno Marques salientou a “solidez deste projeto” que irá permitir que várias entidades públicas nacionais da área da

saúde tenham alguns serviços deslocalizados para o Algarve mas que, ao mesmo tempo, já está a ter “grande impacto na região e no país”.

De referir que Loulé é um concelho pioneiro em termos da recente criação da maior rede de desfibrilhação automática externa do país, numa altura em que um importante equipamento se

vislumbra na cidade de Loulé – um edifício que, entre outras valências, albergará um Centro de Saúde Universitário, “uma estrutura completamente inovadora no país”, como frisou Nuno Marques.

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, este momento bastante significativo constitui

“mais uma pedrinha num edifício ambicioso, num projeto muito específico orientado para a investigação científica, para a inovação e para a diversificação da base económica da região do Algarve com o Algarve Biomedical Center”.

Sublinhando o prestígio da Fundação Champalimaud em termos de investigação científica, em particular no que respeita à investigação na área do cancro mas também das biociências, o presidente da Câmara de Loulé deixou os votos para que “o trabalho entre as duas instituições possa acontecer de uma forma profícua e que o território que acolhe este projeto saia também beneficiado”.

Já o reitor da Universidade do Algarve, Paulo Águas, considerou que a relação entre a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar permitiu, desde logo, “uma aproximação entre cientistas e médicos”. Quanto a esta “comunhão de interesses” entre a Fundação Champalimaud e um centro académico faz todo o sentido por haver “interesses comuns que devem ser explorados e potenciados”.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.