COVID-19

Loulé apela à vacinação e testagem para evitar aumento de casos Covid

Loulé apela à vacinação e testagem para evitar aumento de casos Covid
Centro Vacinação de Loulé
Com o aumento do número de infeções e o aparecimento da variante Ómicron, a Câmara Municipal de Loulé está já a tomar medidas para conter uma eventual propagação da Covid-19 no seu território, que assentam fundamentalmente no reforço da testagem e na vacinação dos cidadãos.

Relativamente à testagem, que se assume neste momento como um instrumento fundamental na deteção precoce de novos casos e no surgimento de surtos, a Câmara Municipal de Loulé mantém a gratuidade na realização de testes na comunidade, tornando possível um rastreamento mais eficaz da doença.

Desta forma, todos os cidadãos residentes no concelho poderão realizar um teste antigénio por mês, de forma gratuita, sem necessitar de prescrição médica, bastando apenas efetuar a sua inscrição na plataforma https://abc.masterinsoft.com/camaramunicipaldeloule/ e aguardar o respetivo agendamento para o Walk-Thru do Estádio Algarve. Se o resultado for positivo para a COVID-19, deverá contatar a Linha SNS24 ou a entidade que fornece o serviço de testagem (ABC – Algarve Biomedica Center) para que seja efetuado o devido teste PCR.

Por outro lado, a autarquia continua a acompanhar a situação dos lares onde a testagem dos funcionários e colaboradores das instituições particulares de solidariedade social tem sido realizada com frequência desde o início da pandemia. No que diz respeito à vacinação, – fator decisivo para que não tenha sido alcançado o número de infeções, de internamentos e de óbitos registado o ano passado -, está tudo preparado no concelho para que seja cumprido o reforço com a aplicação da 3.ª dose (que está a ser dada em simultâneo com a vacina da gripe sazonal), assim como a inoculação de quem, por diversas razões, ainda não foi de todo vacinado.

Desde o início do mês de novembro que o Centro de Vacinação Municipal de Loulé se transferiu para o Salão de Festas da cidade, junto ao Estádio Municipal, contando não só com uma área ampla, como também com um extenso parque de estacionamento, o que garante condições a todos os que aqui se desloquem. Este Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 13:00 às 19:00, e aos sábados, domingos e feriados, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

Com o regresso de Portugal à situação de calamidade, Loulé mantém-se resiliente a esta nova vaga da Covid-19, como garante o presidente da autarquia, Vítor Aleixo: “Tal como tem acontecido desde o surgimento do novo coronavírus, há quase dois anos, a Câmara Municipal de Loulé continua a zelar pela segurança dos seus cidadãos e de todos os que se encontram no concelho. Acreditamos que, se todos formos responsáveis, poderemos ultrapassar mais esta vaga sem grandes sobressaltos”.

PUB
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Tamanho da Fonte
Contraste