Loulé: Artesanato e música em destaque na Feira Popular

ouvir notícia

.

A Feira Popular de Loulé, que integra a 25.ª Feira de Artesanato “Saberes e Sabores, Artes e Tradição”, começa esta quarta-feira e decorre até ao próximo domingo no Largo do Tribunal.

Inspirado no certame que nos anos de 1946 e 1952 animou a antiga Quinta do Pombal (hoje Parque Municipal de Loulé), com assinalável êxito, esta feira popular é uma iniciativa da Câmara Municipal de Loulé que pretende reavivar um antigo evento de beneficência e oferecer à cidade e aos seus habitantes uma opção diversificada de entretenimento e animação nas noites quentes de verão.

Prosseguindo o objetivo de divulgar o artesanato regional e promover os artesãos e produtores locais, o certame constitui igualmente um ponto de encontro para todos aqueles que valorizam as várias formas de expressão artesanal.

- Publicidade -

Assim, para além do artesanato tradicional, onde se destacam os artigos em palma, sisal, os bonecos de pano e madeira, as rendas e bordados, a cerâmica, a olaria, as artes decorativas, a feira possuí também expositores que levam à cidade os ricos e saborosos produtos agroalimentares do interior do concelho.

Como sempre, os artesãos vão estar a trabalhar ao vivo para que os visitantes possam ver a execução dos produtos exclusivos que também podem ser adquiridos no local.

Fado, folclore e música popular

Paralelamente, o evento oferece ao visitante a oportunidade de apreciar os sabores da cozinha tradicional algarvia nas diversas tasquinhas existentes no local, bem como desfrutar de um espetáculo de folclore ou música tradicional portuguesa, num programa de animação musical diário.

Assim, hoje (quarta-feira), a partir das 20h30, haverá um desfile e danças com o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé. Às 22h00 começa o espetáculo com a fadista Joana Amendoeira.

Flor de Sal (21h00) e Os Centelha (22h00) são as propostas para quinta-feira. No dia seguinte, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé promove um ‘workshop’ de danças às 20h30, enquanto que a partir das 21h30 haverá um baile com o Grupo Bailasons.

No sábado realiza-se o 39.º Festival do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil de Loulé “Ecos do Passado”, em que participam, para além dos anfitriões, o Rancho Típico de Mira – Os Barqueiros do Mondego (Coimbra), o Grupo Folclórico Os Pescadores da Costa da Caparica, o Rancho Regional de Fafel e o Grupo Coral Bafos de Baco (Cuba).

O programa musical encerra com a atuação dos Irmãos Verdade, às 22h00 de domingo.

Animação infantil

As crianças também não serão esquecidas neste certame e, para além do tradicional carrossel, os mais novos terão outros pontos de diversão a piscina das boias, o insuflável, a parede de escalada e a tenda de animação infantil a cargo da Casa da 1.ª Infância, com atividades diárias.

A feira é de entrada livre e funciona das 20h00 à meia-noite.

.

.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.