Loulé: ASMAL lança unidade sócio-ocupacional para adolescentes

ouvir notícia

.

Foi lançada na passada semana a primeira pedra da obra da Unidade Sócio-Ocupacional para Adolescentes com problemas de saúde mental, equipamento social da responsabilidade da Associação de Saúde Mental do Algarve (ASMAL), que irá dar resposta a uma das mais prementes necessidades da região algarvia. A obra deverá estar concluída no final deste ano.

Segundo a responsável desta instituição de solidariedade, Fernanda Rodrigues, “este momento é o concretizar de um sonho que surgiu com a criação da própria associação, em 1991, por iniciativa de um grupo de profissionais de saúde mental, uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e pessoal administrativo como resposta à necessidade de criar estruturas de apoio aos jovens e adultos com problemas de saúde mental clinicamente estabilizados, fundando desde logo a valência de reabilitação profissional para este público”.

Esta resposta social visa desenvolver programas de reabilitação psicossocial para adolescentes dos 13 aos 17 anos, com perturbação mental ou com perturbação do desenvolvimento e estruturação da personalidade, com reduzido ou moderado grau de incapacidade psicossocial, clinicamente estabilizados.

- Publicidade -

Do conjunto de serviços e intervenções dirigidas à população em causa destacam-se o apoio na área da reabilitação, treino da autonomia, atividades de treino aos familiares e outros cuidadores, atividades pedagógicas, socioculturais e desportivas, alimentação e cuidados de higiene e conforto, entre outras.

“Trata-se de um projeto muito positivo e muito necessário na região. Há muitos jovens que precisam desta ajuda que vai ser prestada neste equipamento que irá nascer e que irá ser rapidamente construído”, sublinhou o presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo.

JA

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.