Loulé: Café Calcinha distinguido com prémio europeu

ouvir notícia

O Café Calcinha, em Loulé, é um dos elementos da Associação dos Cafés com História de Portugal, vencedora na categoria de “Transnational Thematic Tourism Products” dos prémios da European Cultural Tourism Network, anunciou a autarquia.

“Os cafés históricos representam o património, a história, a identidade e a memória viva da nossa sociedade e das nossas cidades. Devido à sua longevidade comercial podemos afirmar que, são eles também, uma das expressões dos valores, das tradições, das memórias e das vivências sociais das nossas cidades, dos nossos países e, porque não, da Europa”, consideram os responsáveis da Associação dos Cafés com História de Portugal, em comunicado.

A candidatura a este prémio consistiu ainda na criação de uma rede entre Portugal e Espanha que estabeleça um itinerário de cafés históricos.

- Publicidade -

O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, felicitou a associação pelo “fabuloso trabalho de investigação, valorização e colocação dos Cafés com História num roteiro internacional do nosso património cultural imaterial e nos guias turísticos mundiais”.

“A nossa missão é acrescentar valor ao que recebemos das gerações que nos antecederam. Temos de cuidar, divulgar e dar visibilidade aos cafés históricos, este património, não o deixando esquecer, projetando-o para o futuro, enriquecendo a sua vida, a sua existência, a nossa vida e a nossa existência”, consideram os responsáveis do projeto.

A Rota dos Cafés Históricos da Península Ibérica, é uma rota transnacional e uma oportunidade para viajar, para descobrir e conhecer a história, a herança cultural e a diversidade social.

Durante o último século, o Café Calcinha foi um marco sociocultural da população local e dos visitantes, sendo um espaço de tertúlia na história da cidade e um dos mais emblemáticos.

Em 2012 o café foi classificado como Imóvel de Interesse Municipal e dois anos depois foi adquirido pela autarquia. Em 2017 foi inaugurada a obra de reabilitação.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.