Loulé: Comissão Municipal de Defesa da Floresta faz balanço do ano

ouvir notícia

.

As instalações da Proteção Civil Municipal de Loulé receberam recentemente uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios que teve como principal objetivo fazer o balanço da época dos incêndios florestais no concelho no corrente ano.

O balanço deste ano foi considerado “bastante positivo de acordo com os resultados obtidos e ações desenvolvidas”, apesar do ano trágico para Portugal, onde se lamenta a perda de vidas humanas e hectares ardidos no centro e norte do País.

Para os responsáveis municipais, e perante este cenário, revela-se cada vez mais a importância de execução de faixas de gestão de combustível em volta dos aglomerados populacionais, habitações isoladas e todo o processo de informação publica e sensibilização no que concerne aos procedimentos de auto proteção das populações vulneráveis a este risco.

- Publicidade -

Foi também referido neste plenário a importância das reuniões operacionais que, este ano, se realizaram, pela primeira vez, durante o período crítico dos incêndios florestais com as entidades operacionais de forma a monitorizar com carácter permanente toda as questões relacionadas com a defesa da floresta contra incêndios no Município.

Desde o início da época de incêndios do presente ano, foram revistos diversos diplomas legislativos, alterando transversalmente todas as áreas referentes a defesa da floresta contra incêndio, inclusive as atribuições das Comissões Municipais de Defesa da Floresta Contra Incêndios.

O novo pacote legislativo recai também com grande importância na fiscalização e obrigatoriedade de executar as referidas faixas e, neste âmbito, na Reunião da Comissão foi ainda proposto a constituição de um grupo de trabalho, que reunirá com o objetivo de aplicação da Lei. Irá trabalhar integrar diversos parceiros, técnicos com diferentes valências da Câmara Municipal, dos Bombeiros, GNR, ICNF e Juntas de Freguesia, e que irá identificar locais prioritários de limpeza e estabelecer estratégias para o impedimento de propagação de grandes Incêndios, com vista a preparar a próxima temporada de incêndios florestais.

No próximo ano, a Câmara Municipal de Loulé tem como objetivo implementar mais um conjunto de medidas preventivas e operacionais, entre as quais a constituição de uma equipa operacional de proteção civil, para vigilância florestal, primeira intervenção e trabalho de silvicultura preventiva, realizar faixas de gestão de combustível, protocolar com o exército português a intervenção com maquinaria pesada, entre outras.

Em relação a estas matérias, sobre a defesa de pessoas e bens, é apanágio do Município de loulé por cada ano que passa melhorar todos o seus vetores de atuação, de forma a que na próxima época seja aumentada a resiliência do concelho ao flagelo que são os incêndios florestais.

A reunião foi presidida pelo edil Vítor Aleixo e contou com várias apresentações pelos diversos agentes e serviços envolvidos, desde a fase de sensibilização, prevenção, vigilância e combate, sobre o dispositivo municipal, as atividades desenvolvidas e resultados.

Na Comissão, além dos conselheiros e entidades que integram este órgão, foram também convidados a participar os presidentes das juntas de freguesia do município.

As apresentações estiveram a cargo da Divisão de Proteção Civil e Vigilância, da Associação de Produtores Florestais da Serra do Caldeirão, dos Bombeiros de Loulé e da Guarda Nacional Republicana.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.