Loulé cria Equipa Municipal Operacional (EMO) de Proteção Civil

ouvir notícia

.

.

A Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC), constituiu uma Equipa Municipal Operacional (EMO) de Proteção Civil que tem como principal desígnio a prevenção, proteção e segurança de pessoas e bens.

A EMO é uma equipa de carácter permanente, que funcionará durante todo ano, colmatando uma necessidade sentida pelo Serviço Municipal de Proteção Civil, reforçando a sua capacidade de resposta no cumprimento das suas competências em matéria de planeamento e operações, prevenção e segurança, sensibilização e informação pública.

- Publicidade -

A equipa será constituída por cinco elementos apoiados por uma viatura 4×4 munida de comunicações, equipamento de primeira intervenção para incêndios florestais (com capacidade para 500 litros), material sapador e equipamento operacional para apoio às operações de proteção e socorro. Tem como valências, o apoio operacional às ocorrências no município, a colaboração nas ações de sensibilização e informação pública à população, ações de gestão florestal, silvicultura preventiva e o apoio e controlo na realização de queimas e de queimadas, vigilância  florestal, entre outras.

É intenção da autarquia louletana constituir, durante o próximo ano, mais uma equipa com estas valências, dotando assim o Serviço Municipal de Proteção Civil de Loulé de uma estrutura de apoio e resposta “adequada às exigências atuais, considerando que estamos sujeitos cada vez mais a situações inusitadas que requerem uma resposta rápida e eficiente”, frisam os responsáveis autárquicos.

Recorde-se que Loulé é o maior e mais populoso concelho do Algarve, e também um dos que regista um maior número de ocorrências, por isso a edilidade louletana considera fundamental o envolvimento do Serviço Municipal de Proteção Civil.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.