Loulé: Criatividade e tradições para celebrar o Dia do Turismo

ouvir notícia

Café Calcinha, em Loulé

.

As comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) no concelho de Loulé estarão centradas no histórico Café Calcinha, onde decorrerão diversas iniciativas no âmbito do projeto Loulé Criativo.

A câmara municipal promove no espaço daquele que é um dos “Cafés Portugueses com História” um conjunto de ‘workshops’ dirigidos aos turistas que se encontrem de visita à cidade, mas também ao público em geral, com o apoio dos parceiros locais do Loulé Criativo.

- Publicidade -

O objetivo é pôr os visitantes em contactos com algumas das tradições do concelho e, em simultâneo, dar a conhecer um espaço emblemático da cidade que encerra muito da história e da cultura de Loulé.

Entre as 09h30 e as 10h30, a proposta é criar um pequeno-almoço mediterrânico, com produtos frescos e locais, numa iniciativa que será coordenada por Otília Eusébio.

Mais tarde, das 11h00 às 12h30 e das 14h00 às 15h30, os visitantes poderão participar no ‘workshop’ de empreita, promovido pela Casa da Empreita, onde irão aprender como trabalhar com a palma, um dos ofícios mais tradicionais no Concelho.

A artista plástica Adérita junta-se a este programa para promover um ‘workshop’ de pintura sensorial, entre as 16h00 e as 17h00, seguido de uma demonstração de bombons recheados com produtos do Algarve. Ainda na vertente da doçaria algarvia, os turistas poderão aprender igualmente a confecionar queijinhos de figo e estrelas de figo.

O fotógrafo Vítor Pina promove uma batida fotográfica que partirá do Café Calcinha, às 19h00, e irá percorrer os principais pontos de interesse turístico da cidade.

Para quem preferir, o Loulé Criativo propõe ainda a mostra de como amassar o pão, seguindo-se uma degustação de pão com compotas.

Entre as 20h30 e as 21h30, os participantes da batida fotográfica serão brindados com um ‘cocktail’ com produtos tradicionais.

Numa “operação de charme” junto de quem visita o município, os turistas serão recebidos nos postos de informação turística do concelho com bolos e licores regionais.

Neste dia, inaugura ainda no Posto de Turismo de Salir a exposição “Dos primórdios do turismo até aos nossos dias – concelho de Loulé”, que vai estar patente ao público até ao dia 31 dezembro.

Loulé, o maior concelho algarvio, distingue-se pela qualidade da sua oferta turística, nomeadamente pelo seu património cultural, histórico e natural, preservando até aos nossos dias uma vasta multiplicidade de tradições, usos e costumes.

Neste contexto, e numa clara aposta da autarquia de Loulé em promover a identidade do concelho de forma inovadora e criativa, oferecendo aos viajantes uma maneira ativa e genuína de contactar com a cultura local, foi lançado o Turismo Criativo, o mais importante projeto em marcha neste sector naquele município.

Uma “nova geração do Turismo” (assim designada pela UNESCO) está a crescer significativamente pelo mundo inteiro e procura participar ativamente na cultura, tradições e modo de vida dos residentes, em interação com as gentes e o carácter singular do destino turístico. Em Loulé, as diversas manifestações do seu riquíssimo património cultural, assim como expressões artísticas mais contemporâneas, são material experiencial e criativo ímpar.

O Município de Loulé quer oferecer aos viajantes a possibilidade de fazer uma imersão na cultura do concelho, proporcionando-lhes vivências únicas, por meio de experiências e de aprendizagens.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.