Loulé: Culto a Nossa Senhora da Piedade inscrito como Património Imaterial

ouvir notícia

O culto a Nossa Senhora da Piedade de Loulé, cuja celebração anual é considerada a maior manifestação religiosa no sul do país, foi inscrito no inventário nacional do Património Cultural Imaterial, publicado hoje em Diário da República.

De acordo com o anúncio hoje publicado, com data de 20 de junho, o diretor-geral do Património Cultural “decidiu favoravelmente sobre o pedido de inscrição do culto a Nossa Senhora da Piedade de Loulé no inventário nacional do património cultural imaterial, apresentado pela paróquia de São Sebastião de Loulé”.

Entre os fundamentos para a inscrição do culto naquele inventário contam-se a importância de que se reveste esta manifestação “enquanto reflexo da identidade da comunidade”, assim como “a sua profundidade histórica”.

- Publicidade -

Paralelamente, foram também levadas em conta as “práticas rituais transmitidas, intergeracionalmente no âmbito da comunidade de Loulé, com recurso privilegiado à oralidade”, prossegue o anúncio.

A inscrição considerou ainda como critério “a importância técnica e científica de que se reveste o pedido de inventariação em apreço, que atualiza investigação em profundidade, desenvolvida ao longo de diversos anos com recurso aos métodos e técnicas na área da antropologia”.

A Ermida de Nossa Senhora da Piedade de Loulé foi edificada no século XVI e, a partir do final desse século, o município assumiu a organização da festa principal em sua honra, durante a Páscoa.

No seu website, a Câmara Municipal de Loulé refere que a festa a Nossa Senhora da Piedade “foi mantendo uma grande popularidade” e em meados do século XX “inicia-se a construção de um novo templo, de enormes dimensões, junto à ermida”.

“Hoje, as festividades à Virgem, localmente designada por Mãe Soberana, afirmam-se no contexto algarvio como a mais expressiva e concorrida manifestação religiosa, deslocando-se a Loulé nesse dia milhares de fiéis”, sublinha a autarquia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.