Loulé fica a saber este sábado se será Cidade Europeia do Desporto

ouvir notícia

O edil Vítor Aleixo (esq) com Gian Francesco Lupatteli, presidente da ACES Europe

Candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2015 foi formalizada esta sexta-feira perante os responsáveis da ACES Europe

.

Numa sessão que decorreu esta manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o executivo municipal de Loulé entregou formalmente o dossiê de candidatura de Loulé a Cidade Europeia do Desporto, em 2015, aos responsáveis da ACES Europe, Gian Francesco Lupatteli (presidente) e Nuno Santos (diretor em Portugal).

- Publicidade -

Este processo, que arrancou há cerca de um ano, durante a anterior gestão camarária, foi um projeto abraçado pelo atual executivo que pretende “levar a bom porto esta candidatura”, como sublinhou o presidente Vítor Aleixo.

Após uma visita técnica aos equipamentos desportivos do concelho que acontece durante os dias de hoje e amanhã, será anunciado o resultado desta candidatura, durante uma conferência de imprensa que terá lugar este sábado, pelas 18h00, no Parque Municipal. Mas os responsáveis louletanos acreditam que Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015 será mesmo uma realidade.

“O Concelho de Loulé tem características para que esta candidatura seja coroada de êxito. Tem uma política desportiva com uma estratégia e uma coerência que não começa agora, vem de há muitos anos, atravessou vários executivos municipais, daí Loulé ter um potencial para a prática do desporto que é, de facto, apreciável e que nos dá toda a confiança. Acalentamos, com toda a justiça e segurança, que esta candidatura será apreciada positivamente”, sublinhou o autarca Vítor Aleixo.

Os excelentes campos de golfe, os complexos de piscinas de Loulé e Quarteira, um estádio de futebol (Estádio Algarve) moderno, criado no âmbito do Euro 2004, campos de futebol, pavilhões e, sobretudo, “um movimento popular institucional e não institucional que constitui uma das diretrizes da política europeia do desporto” são alguns do fatores que Vítor Aleixo aponta como decisivos para a escolha favorável por parte da ACES.

Já Hugo Nuno, vice-presidente do município e responsável pelo pelouro do desporto, refere ainda “a riqueza enorme de modalidades, de equipamentos mas também de atletas e dirigentes” que fazem com que esta candidatura seja o “reconhecimento” de toda a dinâmica desportiva existente no concelho.

Nuno Santos, da ACES Portugal, falou do percurso da associação no nosso país, do pioneirismo de Guimarães Cidade Europeia do Desporto em 2013, e da Maia, neste ano de 2014. O responsável sublinhou “o excelente trabalho” dos vimaranenses e considerou ser este “um exemplo a seguir” até porque Guimarães foi também a Melhor Cidade Europeia do Desporto em 2013, entre as dez melhores da Europa.

De olhos postos no próximo ano, Nuno Santos manifestou o desejo que, após esta visita, Loulé possa seguir o caminho de Guimarães e da Maia.

“Já existem várias cidades candidatas a este prémio. Não poderão ser todas, será sempre uma e será sempre a melhor. O que desejo é que Loulé consiga efetivamente este prémio”, disse ainda aquele responsável.

Caso isso venha a acontecer, a 5 de novembro, os responsáveis louletanos irão a Bruxelas para receber a bandeira de Cidade Europeia do Desporto que oficializa o momento.

Também Gian Francesco Lupattelli, presidente da ACES Europe, organismo que atribuiu o título de Cidade Europeia do Desporto, mostrou-se confiante em relação à candidatura louletana: “Esperamos comunicar nestes dias Loulé como Cidade Europeia do Desporto”.

Refira-se que, anualmente, a ACES elege uma Capital Europeia do Desporto e, no máximo, vinte Cidades de Desporto, sendo que cada país tem, no máximo, duas cidades. Em 2013, Antuérpia (Bélgica) foi Capital Europeia do Desporto, enquanto que, em 2014, o título coube a Cardiff (Reino Unido) e em 2015, a escolha recairá sobre Turim (Itália).

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.