Loulé: Jordi Savall no Encontro de Música Antiga

ouvir notícia

.

No próximo sábado, pelas 21h30, a Igreja Matriz de Loulé recebe um concerto de Jordi Savall, um dos nomes mais conceituados da “música antiga”, grande estudioso, pedagogo e criador de novos projetos de valorização desta área musical.

O compositor e gambista catalão apresenta o seu trabalho “Orient – Occident: Dialogue entre les musiques instrumentales de l’ancienne Espagne chrétienne, juive et musulmane, de l’Italie médiévale et celles du Maroc, d’Israël, de Perse, d’Afghanistan, d’Arménie et de l’ancien empire Ottoman”, e será acompanhado pelo percussionista Pedro Estevan.

Jordi Savall é uma das personalidades musicais mais polivalentes da sua geração. Há mais de quarenta anos que difunde pelo mundo as maravilhas musicais abandonadas na obscuridade, na indiferença e no esquecimento. Dedicado à investigação dessas músicas antigas, lê-as e interpreta-as com a sua viola de gamba ou como maestro. As suas atividades como intérprete, pedagogo, investigador e criador de novos projetos, tanto musicais como culturais, colocam-no entre os principais artífices da revalorização da música histórica.

- Publicidade -

É fundador, junto com Montserrat Figueras, dos grupos musicais Hespèrion XXI (1974), La Capella Reial de Catalunya (1987) e Le Concert des Nations (1989) com os quais explora e cria um universo de emoções e beleza que projeta por todo o mundo e para milhões de amantes da música antiga.

Segundo o jornal The Guardian (2011), “o que de verdade o distingue são as suas incursões no templo da alta cultura. Trovador omnívoro, interessa-o resgatar tradições musicais, o que o leva desde as bibliotecas de Manchester até às aldeias colombianas, com gravações que vão desde os ritmos berberes até ao êxtase do reggae, desde a serena emoção de um lamento arménio até à vivacidade de uma gallarda isabelina”.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.