Loulé mantém viva a tradição das janeiras

ouvir notícia

.

No concelho de Loulé é retomada a tradição do Dia de Reis, com a atuação de grupos de janeireiros e charolas que vão dar as boas-vindas ao Novo Ano.

Assim, esta sexta-feira, pelas 21h00, o Cine-Teatro Louletano recebe o Encontro de Janeiras e Charolas de Loulé, com a participação de alguns dos mais importantes grupos de janeireiros e charolas do Algarve: Associação Grupo de Amigos de Loulé, Sociedade União Bordeirense, Grupo Musical Santa Maria (Faro), Grupo de Charolas Oriental (Santa Bárbara de Nexe), Grupo Cantares de Janeiras (Santa Bárbara de Nexe), Charola Ossónoba de Estoi e Grupo de Janeiras de S. Sebastião (Loulé).

No âmbito do programa de dinamização do Mercado Municipal de Loulé, a Charola da Casa do Povo de Estoi atuará na praça central do Mercado, no sábado, pelas 11h30.

- Publicidade -

Também neste dia, o Clube Hípico de Loulé, em conjunto com a TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, realiza a tradicional Noite de Janeiras com cantares alusivos ao Menino Jesus. Os dois grupos vão percorrer as principais artérias da cidade de Loulé a cavalo, com cavaleiros e cavaleiras trajados à antiga portuguesa, e a pé, fazendo visitas a várias residências e estabelecimentos comerciais.

As janeiras remontam a tempos longínquos mas em muitas aldeias portuguesas, nomeadamente no interior algarvio, mantém-se viva esta tradição que vai passando de geração em geração.

Na Noite de Reis formam-se grupos pequenos ou com dezenas de elementos que cantam e animam as localidades, indo de casa em casa ou colocando-se num local central (esta é uma versão mais recente), desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes.

Nos grupos de janeireiros toca-se pandeireta, ferrinhos, tambor, acordeão e viola. Muitos destes grupos no Algarve contam já com várias décadas de existência e contribuem para manter aceso um dos costumes mais antigos da região.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.