Loulé: Novo surto de COVID-19 em estaleiro de obras mas autoridades não divulgam números

ouvir notícia

A Câmara de Loulé anunciou hoje que, na semana passada, foi detetado um novo foco de Covid-19 entre os trabalhadores de um estaleiro de obras a decorrer na Quinta da Ombria, interior do concelho. Foram testadas dezenas de pessoas ligadas à empresa de construção civil responsável pela execução da obra, mas nem a autarquia nem a ARS/Algarve divulgam a quantidade de casos positivos.

A Autoridade de Saúde, em articulação com a Câmara Municipal de Loulé e demais entidades de proteção civil, realizou de imediato um rastreio de contactos, com o isolamento profilático dos indivíduos que testaram positivo, informa da autarquia, que faz um balanço epidemiológico do concelho no decorrer do último mês.

O município não revela a quantidade de casos positivos detetados com o argumento de que “poderiam colidir com os dados da DGS”, segundo disse fonte da Câmara ao JA. Fonte da ARS/Algarve confirmou entretanto ao JA a decisão de não divulgar números, tomada superiormente.

- Publicidade -

Os trabalhadores infetados estão agora devidamente separados dos restantes colegas, em cumprimento da recente norma emitida pela DGS para a Prevenção e Controlo de Infeção no Setor da Construção Civil e sob orientação da Autoridade de Saúde local. Para o efeito, a autarquia procedeu à abertura de uma Zona de Apoio à População (ZAP) no pavilhão dos Espanhóis, em Loulé, onde foram alojados os trabalhadores que deram negativo nos testes de despistagem.

O Serviço Municipal de Proteção Civil e Segurança na Floresta tem igualmente colaborado com os agentes da Guarda Nacional Republicana nas ações de controlo diário dos trabalhadores positivos para a COVID-19 e que se encontram em confinamento nas residências da empresa de construção.

Na nota pública do balanço da situação epidemiológica no concelho, no que concerne à COVID-19, a autarquia recorda que no dia 10 de julho foi detetado um caso positivo num funcionário da Santa Casa da Misericórdia de Loulé e que foram de imediato testadas 235 pessoas, entre funcionários e utentes da instituição.

Inicialmente todos os testes deram negativos, sendo que, posteriormente, a situação evoluiu para mais um caso positivo, que se encontrava e continua, assim, em isolamento profilático, pelo que a situação está totalmente controlada.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.