Loulé: O poeta António Aleixo vai voltar à Nave do Barão

ouvir notícia

António Aleixo

O poeta António Aleixo vai ser lembrado na Nave do Barão, freguesia de Salir, concelho de Loulé, no próximo dia 16 de novembro, às 21h00, na biblioteca Maria da Conceição Guerreiro.

A organização é da Associação Os Barões, que promete uma viagem poética pela vida e obra de António Aleixo, com poetas de Salir. O evento inclui ainda fados, canções e leitura coletiva de quadras e poemas.

“Segundo os mais antigos, António Aleixo vinha à Nave do Barão fazer récitas no salão do lavrador Valente (o homem mais rico da aldeia) e toda a aldeia se juntava ao serão para ouvir o grande poeta popular, que, como todos sabemos, teve uma vida muito difícil. Segundo estas fontes orais, o poeta pernoitava e no dia seguinte voltava a Loulé, levado em carro de besta carregado com oferendas dos agricultores, que pagavam o ‘cachet’ com grãos, feijão, favas, batatas, figos secos, farinha de trigo e de milho”, lembra a Associação Os Barões, que decidiu, assim, evocar essas memórias e realizar uma récita, no dia em que faz 68 anos da morte de António Aleixo, quando tinha apenas meio século de existência.

- Publicidade -

Aleixo nasceu em 18 de fevereiro de 1899, em Vila Real de Santo António, e falece a 16 de novembro de 1949, em Loulé. Foi guardador de cabras, cantor popular de feira em feira, soldado, polícia, tecelão, servente de pedreiro em França e “poeta cauteleiro”.

NC|JA

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.