Loulé organiza conferência sobre obras públicas no período Moderno

Marco Sousa Santos será o anfitrião

ouvir notícia

“Loulé na linha do tempo” regressa no dia 19 de novembro, pelas 15h00, ao Arquivo Municipal de Loulé Professor Joaquim Romero Magalhães, com a conferência “Obras públicas no termo de Loulé (séculos XVI a XVIII)”, apresentada por Marco Sousa Santos.

Em Loulé, como em qualquer vila ou cidade portuguesa, o período Moderno (séculos XVI a XVIII) foi marcado pela execução de inúmeras obras de natureza pública (assim designadas por oposição às da esfera privada), de maior ou menor dimensão.

Essas obras incluíram, por exemplo, a construção e manutenção de equipamentos e infraestruturas tais como fontes, chafarizes, calçadas, estradas, pontes, mas também de edifícios públicos tais como a cadeia, o alpendre ou as casas da câmara. Mas com que frequência se executaram obras deste tipo no território e cronologia em causa? Quem assumiu a responsabilidade pela sua encomenda e execução? Como se angariaram os materiais, a mão-de-obra e o dinheiro para as concretizar? Será a estas e a outras perguntas relacionadas com o tema que o orador procurará dar resposta durante comunicação.

- Publicidade -

Marco Sousa Santos é licenciado em Património Cultural e mestre em História da Arte, pela Universidade do Algarve, e atualmente doutorando pela Universidade de Coimbra. Vencedor de alguns prémios na área da historiografia, é também autor de livros e artigos que versam sobretudo temas relacionados com a arquitetura religiosa portuguesa da época Moderna e com a história e património da região algarvia.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.