Loulé: Primeiro ATL de Páscoa vai reunir 700 crianças

ouvir notícia

.

De 7 a 17 de abril, a Câmara Municipal de Loulé vai promover, pela primeira vez, um ATL para os alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho durante as férias da Páscoa, com diversas atividades lúdicas.

O objetivo desta ação, que envolverá cerca de 700 alunos, é apoiar as famílias que se encontram a trabalhar neste período de interrupção letiva das suas crianças.

Assim, as iniciativas são dirigidas aos alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 12 anos e decorrem das 9h00 às 16h30. Para alunos do 1.º e 2.º ciclos, o programa decorre até dia 11 de abril, prolongando-se até dia 17 de abril no pré-escolar.

- Publicidade -

A concentração dos participantes tem lugar nas seguintes escolas sede: EB1/JI Vale de Rãs e EB1/JI Hortas de Santo António, em Loulé, EB2,3 S. Pedro do Mar, em Quarteira, EB1/JI nº2 de Almancil, EB1 de Boliqueime, EBI de Salir e EB1 de Alte.

Os alunos serão acompanhados nas atividades por animadores, técnicos municipais e pessoal auxiliar. O programa prevê a utilização de equipamentos desportivos municipais, nomeadamente as piscinas municipais de Loulé e Quarteira, os campos de ténis de Loulé e Quarteira ou o minigolfe do Parque Municipal, bem como culturais, como a Biblioteca Municipal e Pólo de Quarteira, a Alcaidaria do Castelo e o Arquivo Municipal.

Os participantes terão igualmente a oportunidade de entrar em contacto com algumas modalidade desportivas como rugby, hipismo, badminton, golfe ou basquetebol, através da presença de técnicos dos clubes nas escolas.

Por outro lado, este ATL contará com o apoio da Inframoura que participará com a cedência de 11 bicicletas para o desenvolvimento de atividades, nomeadamente a visita à Estação Arqueológica do Cerro da Vila.

A autarquia louletana irá oferecer o lanche às crianças participantes, enquanto que os almoços serão pagos de acordo com os valores do período de aulas e o escalão do aluno.

Com estas atividades pretende-se proporcionar um descanso ativo às crianças, oferecendo novas experiências e hábitos de vida saudáveis e, simultaneamente, promovendo a sociabilização, a evolução intelectual e emocional dos participantes.

Durante as férias de verão a Autarquia irá repetir esta iniciativa, até porque esse é um período que corresponde à época alta do turismo algarvio, em que a grande maioria dos pais se encontram a trabalhar.

Refira-se que esta iniciativa vai ao encontro de uma das principais linhas de ação traçadas pelo executivo municipal – o apoio às famílias. Para além de proporcionar uma ocupação dos alunos em tempos de férias, sem qualquer custo para as famílias, também irá garantir às crianças de agregados familiares com maiores carências económicas uma refeição diária, mesmo num período de férias.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.