Loulé regista valor anual de área ardida mais baixo desde 2001

ouvir notícia

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndio de Loulé considerou o ano de 2020 como “bastante positivo”, uma vez que a área ardida no concelho foi de 5,7 hectares, o valor anual mais baixo desde 2001, anunciou a autarquia.

A redução da área ardida deve-se a vários fatores como as condições meteorológicas favoráveis, o reforço da vigilância, a prevenção, os recursos humanos, maior conhecimento técnico e eficácia nas ações de primeira intervenção e combate, segundo os elementos presentes na reunião.

“A experiência positiva acumulada nos últimos anos, resultante do trabalho conjunto das diversas entidades, revela-se fundamental para os resultados positivos alcançados, devendo manter-se e intensificar-se esta boa prática”, consideram os responsáveis da Proteção Civil.

- Publicidade -

Foram também registadas menos ocorrências durante este ano, comparativamente a 2019.

“Conseguimos alcançar resultados positivos em 2020, mas é preciso ter consciência de que o aumento das temperaturas e a mudança do clima potenciam a ocorrência cada vez mais frequente de fenómenos naturais extremos, nomeadamente de fogos florestais. Por isso, a autarquia irá continuar a trabalhar e a desenvolver a sua estratégia, de forma a minimizar os efeitos dos incêndios rurais, para a segurança e salvaguarda das comunidades e a manutenção da biodiversidade.”, concluiu.

Esta comissão reuniu-se no Cineteatro Louletano na semana passada para fazer o balanço da época de incêndios no concelho durante este ano.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.