Loulé: Secretária de Estado garante mais um ano do serviço Espaço Cidadão Móvel

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Na última semana, e durante seis dias, o Espaço Cidadão Móvel esteve em várias localidades do interior e zona rural do concelho de Loulé para levar a esta população que vive afastada dos centros urbanos, na sua grande maioria idosos, alguns importantes serviços da administração pública central.

A estes, por iniciativa da autarquia, juntaram-se outros serviços municipais: atendimento e informação relativa a processos de Urbanismo, Balcão do Empreendedor – licenciamento zero, Proteção Civil – esclarecimento das medidas de prevenção contra incêndios, Projeto Geo-Emergência ou informação e encaminhamento sobre o “Loulé Solidário”.

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Numa das “visitas” desta viatura, na aldeia de Alte, a secretária de Estado adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, esteve presente para inteirar-se da adesão por parte dos louletanos a esta iniciativa que visa a descentralização da administração pública, promovendo a proximidade aos cidadãos.

A governante foi acompanhada pelo presidente da Câmara de Loulé, Vítor Aleixo, da vereadora com o pelouro do Urbanismo e Simplex Autárquico, Heloísa Madeira, e outros responsáveis e técnicos municipais, bem como pelo presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Modernização Administrativa, Pedro Silva Dias.

Naquele que é o maior município algarvio, com uma extensa faixa interior, foram cerca de 50 os cidadãos que, nestes dias, receberam o apoio destes serviços.

“Esta é uma iniciativa que está muito focalizada nos meios pequenos”, considerou a responsável governamental, adiantando que, “após seis meses de trabalho, este serviço será alargado por mais um ano”.

Para além de Alte, o Espaço Cidadão Móvel esteve em Santa Margarida, Monte da Charneca, Boliqueime, Parragil, Vale Judeu, Querença, Tôr, Benafim, Salir, Barranco do Velho, Cortelha, Montes Novos, Ameixial, Vermelhos e Corte D’Ouro.

De entre os serviços mais requeridos pelos louletanos nesta viatura destacam-se os pedidos de renovação da Carta de Condução, pedidos de Cartão Europeu da ADSE ou os pedidos da Chave Móvel Digital. No que concerne aos serviços da Câmara Municipal de Loulé, os atendimentos disseram respeito sobretudo aos atendimentos na área da Ação Social e da Proteção Civil (limpeza dos terenos e faixas de gestão combustível.

Refira-se que, em meio ano, o Espaço Cidadão Móvel já percorreu cerca de 40 mil quilómetros, de norte a sul do país, oferendo às populações de 500 freguesias cerca de 140 serviços da administração pública, contando com o apoio de dois funcionários para os atendimentos.

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