Loulé tem exposição distinguida pela Associação de Museologia

ouvir notícia

Em Loulé, pretendeu-se, enaltecer a exposição temporária como instrumento de atração dos públicos ao museu, como meio de expor coleções em reserva e como estratégia de desenvolvimento de conteúdos que se inserem na missão da instituição museológica.

“A Saúde de uma Comunidade” pretende homenagear médicos e outros profissionais que ao longo da primeira metade do século XX ajudaram a população louletana a fazer frente a doenças, costumes e preconceitos culturais que pouco favoreciam a promoção da saúde.

O papel de relevo de médicos como Geraldino Brites e José Bernardo Lopes, pela dedicação à defesa da saúde pública, é sublinhado na exposição, para além do apoio da câmara municipal ao setor, não só em termos de sensibilização para a prevenção de doenças como no que toca ao financiamento, a importância histórica do Hospital da Misericórdia na assistência médica da cidade, a pneumónica e as suas consequências demográficas. Para além disto, a medicina alternativa, assente nos saberes tradicionais, nas ervas e plantas e no recurso à fé, através de orações e ex-votos, são alguns dos temas em destaque nesta mostra.

- Publicidade -

Neste espaço expositivo é possível ver instrumentos históricos utilizadas nos procedimentos médicos de várias épocas. De realçar que, curiosamente, este trabalho do município de Loulé, começou ainda antes do início da pandemia, vindo sublinhar a importância da saúde, tanto no século passado como na atualidade, dois tempos em que a saúde pública enfrentou grandes desafios.

Destinado a todos os profissionais e instituições portuguesas que trabalham na área da Museologia e Património, esta iniciativa distinguiu projetos concretizados exclusivamente em 2020, em 32 categorias.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.