Loulé: Trabalhos de rescaldo do fogo deram “noite longa” aos bombeiros

ouvir notícia

Os Bombeiros Municipais de Loulé, no distrito de Faro, tiveram “uma noite muito longa” de trabalhos de rescaldo, após ter deflagrado um incêndio numa zona de difícil acesso durante a tarde de ontem, quarta-feira, na freguesia de São Clemente.

“O trabalho está a ser feito, tudo está a correr bem. O incêndio está dominado, cedeu aos meios e agora prevê-se uma noite muito longa de um trabalho de consolidação e rescaldo” disse o comandante da corporação algarvia, Irlandino Santos, em declarações à agência Lusa, ao fim da noite de quarta-feira.

De acordo com Irlandino Santos, o fogo lavrou num terreno de difícil progressão, com muitas rochas, tornando muito difícil o posicionamento dos meios terrestres.

- Publicidade -

Questionado sobre se as 53 pessoas que saíram das suas casas por precaução já tinha regressado, o líder dos Bombeiros Municipais de Loulé, disse que já havia condições pelas 22:30 “para estarem em casa”.

“As pessoas que saíram de casa saíram pelos próprios meios, foram para casas de familiares e de amigos, presumo que ainda estejam com eles”, referiu.

No total, segundo Irlandino Santos, estiveram 232 operacionais, apoiados por 84 veículos, quatro máquinas de rasto e oito meios aéreos.

O incêndio que deflagrou no concelho de Loulé foi dado como dominado às 19:35 de quarta-feira, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro à agência Lusa.

O alerta para o incêndio foi dado às 13:46.

Pelas 18:30, o incêndio tinha duas frentes ativas, de acordo com o CDOS, e tinham saído das suas casas 53 pessoas de 30 habitações, das localidades de Apra (três habitações), Amendoeira (25) e Pedragosa (duas).

Segundo o ‘site’ oficial na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), cerca das 23:00 de quarta-feira ainda se encontravam no local 227 operacionais e 81 veículos.

- Publicidade -

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.