Loulé: Uma semana de festa para celebrar Dia do Município

ouvir notícia

.

No âmbito das comemorações do Dia do Município de Loulé, que se assinala a 5 de maio, a Câmara Municipal de Loulé leva a cabo um vasto programa de atividades, já a partir da próxima segunda-feira (dia 2) e até ao dia 8, que se estende a várias freguesias, naquela que será a Semana do Município, e cujos pontos altos serão a Cerimónia dos Agraciados e a Festa da Espiga.

Este evento arranca no dia 2 de maio, pelas 17h30, na Sala da Assembleia Municipal de Loulé, com a apresentação da Estratégia Municipal sobre as Alterações Climáticas, um instrumento estratégico na adaptação do território e da gestão e ação municipal às mudanças climáticas, elaborado no âmbito do projeto ClimAdaPT.Local, e o lançamento da marca “Loulé Adapta”.

A autarquia fará a entrega de bicicletas de uso partilhado aos agrupamentos de escolas da cidade de Loulé, no dia 3, pelas 10h00, numa cerimónia que decorrerá nas Escolas Padre Cabanita, Engº Duarte Pacheco e Secundária de Loulé. Trata-se de um projeto englobado na forte aposta na Mobilidade Sustentável, criando condições para a promoção do uso da bicicleta, sobretudo junto da comunidade escolar.

- Publicidade -

Pelas 16h00, as celebrações prosseguem nas escolas, com a atribuição do nome do Cónego Clementino de Brito à Escola nº 2 de Almancil.

Das 9h30 às 17h00 do dia 4, a Cerca do Convento Espírito Santo, em Loulé, recebe a atividade “Centro de Saúde das Brincadeiras”, onde, de forma lúdica, as crianças irão aprender um pouco sobre primeiros-socorros. E à noite, a partir das 21h30, um dos maiores nomes da música nacional, Jorge Palma, junta-se em palco à Banda Filarmónica Artistas de Minerva, para um concerto único no Cine-Teatro Louletano.

Dia do Município comemora-se a 5 de maio

No Dia do Município, 5 de maio, às 9h00, na Praça da República, tem lugar o hastear da Bandeira, e às 9h30, a Sala da Assembleia Municipal de Loulé recebe a cerimónia de entrega de Medalhas de Mérito Municipal aos Agraciados. Este ano serão atribuídas uma Medalha de Honra, cinco Medalhas de Ouro, quatro Medalhas de Prata e duas Medalhas de Bronze.

Segue-se, às 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a entrega do Grande Prémio Literário APE – Associação Portuguesa de Escritores/Câmara Municipal de Loulé. Trata-se da primeira edição deste Prémio, na área específica da Crónica e Coletânea de Dispersos Literários, que pretende ser uma referência nacional na divulgação da literatura e dos autores.

A partir das 15h00, as celebrações acontecem no interior, com a realização da tradicional Festa da Espiga em Salir. O desfile etnográfico em representação das atividades agrícolas tradicionais desta freguesia é um dos acontecimentos que, ano após ano, marca as comemorações do Dia do Município, atraindo milhares de visitantes a Salir. Mas o programa da Festa da Espiga prologa-se durante três dias, com muita música, desporto, artesanato e folclore.

Atividades prosseguem até domingo (dia 7)

No sábado, dia 7, as instituições de solidariedade social do Concelho de Loulé participam na Feira Social – Dia da Coesão Social, que acontece das 10h00 às 17h00, na Cerca do Convento Espírito Santo.

No emblemático Mercado Municipal, às 16h30, o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, irá fazer um balanço do mandato e perspetivar o futuro, numa entrevista conduzida pela jornalista Fátima Campos Ferreira.

No domingo, dia 8, o Mercado abre portas, entre as 10h00 e as 15h00, para acolher uma ação integrada no projeto “Não desperdice o nosso futuro”, um movimento contra o desperdício alimentar e pelo direito à alimentação.

Ao longo desta Semana as atividades com as escolas serão uma das notas dominantes. Destaca-se a “Passerelle dos Livros”, com a realização de peças de teatro onde os alunos são os protagonistas, o Showcooking “Cozinhando e Recriando a cavala e o carapau de Quarteira”, a Mostra e Degustação de produtos confecionados pelos alunos dos cursos vocacionados da Escola Profissional de Alte ou “Poesia e Cidadania nas Escolas”, por Afonso Dias.

De 2 a 30 de maio, vários espaços públicos da cidade de Loulé recebem exposições temáticas com projetos da Câmara Municipal de Loulé.

Ao assinalar o Dia do Município com um programa abrangente, com iniciativas dirigidas a vários públicos e que se estende a várias localidades, pretende a Câmara Municipal de Loulé mostrar toda a dinâmica existente naquele que é o maior Concelho algarvio.

.

.

.

.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.