Louletanos “reciclaram” mais de 6 toneladas de óleos alimentares em 2012

ouvir notícia

.

A Câmara Municipal de Loulé implementou, em 2011 e 2012, uma rede de contentores (oleões) para recolha de óleos alimentares usados, tendo sido instaladas um total de 60 unidades, em todo o concelho, as quais permitiram a recolha de 1,31 toneladas em cerca de três meses de 2011 e 6,05 toneladas em 2012.

De acordo com o vereador do Ambiente, Aníbal Moreno, trata-se de “uma iniciativa de extrema importância em termos ambientais, cujos resultados são bastante positivos, graças à colaboração dos munícipes”.

Deste modo, a autarquia louletana apela para que os seus munícipes continuem a depositar os óleos alimentares usados nos oleões, devendo utilizar recipientes devidamente fechados.

- Publicidade -

Refira-se que os óleos alimentares usados são um tipo de resíduo que representa um elevado risco ambiental, uma vez que quando depositados em aterro ou lançados para a rede de esgotos, provocam impactos altamente negativos, nomeadamente o entupimento das canalizações e filtros das estações de tratamento de águas residuais, comprometendo o seu correto funcionamento e consequente contaminação das linhas de água superficiais e subterrâneas (lençóis freáticos).

É ainda importante referir que os óleos alimentares usados são utilizados para a produção de biodiesel, pelo que esta ação de reciclagem cumpre esta dupla função.

- Publicidade -
spot_imgspot_img

Deixe um comentário

+Notícias

Exclusivos

Deixe um comentário

Por favor digite o seu comentário!
Por favor, digite o seu nome

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.